QUEM DOA CUIDA

DOE MEDULA ÓSSEA, FAÇA ALGUÉM RENASCER.

O QUE É MEDULA ÓSSEA?


A medula óssea é um tecido líquido que fica no interior dos ossos, conhecida popularmente como "tutano". Nela são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE MEDULA ÓSSEA E MEDULA ESPINHAL?

Enquanto a medula óssea, como descrita anteriormente, é um tecido líquido que ocupa a cavidade dos ossos, a medula espinhal é formada de um tecido nervoso que ocupa o espaço dentro da coluna vertebral e tem como função transmitir os impulsos nervosos, a partir do cérebro, para todo o corpo.

O QUE É O TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA?

O transplante é a substituição da medula óssea doente por uma saudável. É o tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como leucemia e linfoma. Com isso, o organismo do paciente transplantado passa a produzir novas células de medula óssea e de sangue. O transplante pode ser autogênico, quando a medula vem do  próprio paciente, ou alogênico, aonde a medula vem de um doador. O transplante também pode ser feito a partir de células precursoras de medula óssea, obtidas do sangue circulante de um doador ou do cordão umbilical.

COMO É FEITA A DOAÇÃO  DE MEDULA ÓSSEA?

Existe duas formas de doar:

  • Punção no osso da bacia:
O doador é anestesiado, em um centro cirúrgico. A medula é retirada do interior dos ossos da bacia por meio de punções. O doador retorna às suas atividade habituais uma semana após a doação.


  • Aférese
O doador toma um medicamento, que faz com que as células da medula migrem do osso para a corrente sanguinea, possibilitando que seja retirada pelas veias do braço. A medula óssea do doador se recompõe em aproximadamente 15 dias, possibilitando que o doador se mantenha cadastrado podendo fazer nova doação, caso outro paciente seja compatível. A escolha do procedimento mais adequado é do médico.

QUAIS OS RISCOS PARA O DOADOR?

Os riscos são poucos, se relacionados a um procedimento que necessita de anestesia, sendo retirada do doador a quantidade de medula óssea necessária (menos de 15%). Dentro de poucas semanas, a medula óssea do doador estará inteiramente recuperada. Uma avaliação pré operatória, detalhada, verifica as condições do doador.

COMO SE TORNAR UM DOADOR?

Para se cadastrar, é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde e não ter doença infecciosa ou incapacitante.
IMPORTANTE: um doador de medula óssea deve manter seu cadastro sempre atualizado.


Comentários

  1. Olá Ministério, serei uma divulgadora da causa. Já é uma militancia antiga, há dez anos o tema do meu TCC, na conclusão da especialização em UTI para Enfermeiros, foi sobre DOAÇÃO DE ÓRGÃOS.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SÍFILIS TEM CURA. O tratamento é simples, rápido e é um direito seu!

SÍFILIS CONGÊNITA

DIABÉTICO: cuidados com os pés