DOENÇAS DETECTADAS PELO TESTE DO PEZINHO

O teste do pezinho é obrigatoriamente realizado nos bebês recém-nascidos, entre o 3º e o 7º dia de vida. As doenças detectadas pelo teste do pezinho são:

Fenilcetonúria: Uma doença que causa um comprometimento neurológico no desenvolvimento da criança,
Hipotireoidismo Congênito: Doença que pode levar ao retardamento mental e má formações físicas,
Anemia falciforme: Pode levar a alterações em todos os órgãos e sistemas do corpo,
Hiperplasia adrenal congênita: Doença que faz com que a criança tenha uma deficiência hormonal de alguns hormônios e um exagero na produção de outros, que pode inclusive levar à morte,
Fibrose Cística: Doença que leva à produção de uma grande quantidade de muco, comprometendo o sistema respiratrório, afetando também o pâncreas.
Galactosemia: Doença que faz com que a criança não consiga digerir o açúcar presente no leite, podendo levar a um comprometimento do Sistema Nervoso Central,
Toxoplasmose Congênita: Doença que pode ser fatal ou levar à cegueira, icterícea, convulsões e retardo mental,
Deficiência de biotinidase: Pode levar à convulsões, falta de coordenação motora, atraso no desenvolvimento e queda dos cabelos,
Deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase: Facilita ao aparecimento de anemias, que podem variar de intensidade.
O objetivo do teste do pezinho é fazer um diagnóstico precoce destas doenças, fazendo com que seu tratamento seja iniciado o quanto antes, para diminuir o risco de complicações.

Comentários

  1. Boa noite! Por favor me oriente, adotei uma criança que esta com 5 meses e ela nao fez o teste do pezinho. Eu ainda posso fazer? Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Prezada anonima, bom domingo! O teste do pezinho é um exame de triagem que tem como período ideal para realização, do terceiro ao quinto dia de vida, podendo ser realizado ate o 30º dia com tempo hábil para tratar qualquer alteração no resultado, sem que isso traga consequências ou sequelas para o seu bebe.
    Mas o seu filho pode e deve realizar o exame, mesmo já estando no 5º mês de vida. Para algumas doenças pode ser um pouco tarde para um tratamento efetivo, mas para outras doenças detectadas pelo exame, ainda pode tratar e evitar sequelas.
    Parabéns pelo seu belo exemplo de vida. Muitas felicidades!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SÍFILIS TEM CURA. O tratamento é simples, rápido e é um direito seu!

SÍFILIS CONGÊNITA

Gestante com Sífilis