Programa Geração Sem Aids mobiliza 100 jovens no Lamarão

07/12/2012

Programa Geração Sem Aids mobiliza 100 jovens no Lamarão

Cerca de 100 alunos do 8º e 9º ano participaram de uma tarde de debates sobre HIV, Aids, outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e formas de prevenção. A atividade do Programa Geração Sem Aids aconteceu na quinta-feira, 6, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sérgio Francisco da Silva, no bairro Lamarão.
Alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro, a ação é promovida pelo Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A drag queen e artista Kharolyne Prinscipal animou e conduziu o debate, que contou com a explicação de técnicos do Programa DST/Aids e Hepatites Virais, do Programa de Saúde da Mulher, e do Programa de Saúde da Criança e Adolescente. A cada resposta correta, os estudantes ganhavam prêmios como agendas e capas de caderno. Todos também ganharam panfletos informativos e a Caderneta do Adolescente. No fim da tarde, os alunos ainda contaram com a apresentação de Raffael Oliveira e Banda.

Depoimentos

“É claro que não estamos celebrando a Aids, mas sim a luta contra essa doença e os grandes avanços que tivemos no Brasil. Não devemos ter preconceito com portadores do vírus HIV porque eles podem ter uma vida normal. Aliás, não devemos ter preconceito algum, isso não leva a nada”, afirma a drag queen Kharolyne Principal.
O estudante do 9ª ano, Rafael Santos, 17, afirma que este tipo de evento é muito importante. “As pessoas precisam saber o que fazer. Sem instrução, podem colocar a si mesmos e aos outros em risco. Deu pra aprender e lembrar muita coisa”, diz Rafael Santos.
Segundo o coordenador do Programa DST/Aids e Hepatites Virais, Andrey Lemos, a atenção de todos na luta contra a Aids não deve ser perdida. “Hoje muitas DST’s têm cura e a Aids já pode ser controlada com medicamentos, permitindo uma maior qualidade de vida. Mas isso não significa que podemos descuidar da prevenção. Para uma relação sexual segura, o preservativo ainda é o meio mais eficaz”, explica Andrey Lemos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÍFILIS TEM CURA. O tratamento é simples, rápido e é um direito seu!

SÍFILIS CONGÊNITA

Gestante com Sífilis