PRODUÇÃO NACIONAL DA VACINA CONTRA O HPV

Temos a satisfação de comunicar que o Ministério da Saúde tomou a decisão de incorporar a vacina quadrivalente recombinante contra o papilomavírus humano (HPV) como parte do Calendário Nacional de Imunizações. A partir de agora a vacina está preconizada para meninas de 10 e 11 anos em 2014 e a partir de 2015 para a faixa etária de 10 anos, como prevenção do câncer de colo uterino e verrugas genitais.
Estima-se que 1,9 milhão de novos casos de verrugas genitais e 17 mil novos casos de câncer de colo do útero são diagnosticados no Brasil por ano; esta é a segunda maior causa de morte na população feminina em idade reprodutiva no País (dos 15 aos 44 anos). Ao todo, 5 mil mulheres brasileiras morrem desta doença anualmente.
Com a introdução da vacina quadrivalente recombinante contra o HPV, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) - que chega aos seus 40 anos em 2013 e é citado como referência mundial pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) - passa a ter um dos  calendários públicos de vacinação mais amplos em todo o  mundo. 
A vacina quadrivalente é a única que oferece ampla proteção: contra os tipos de HPV 6 e 11 (responsáveis pelas verrugas genitais) e contra os tipos 16 e 18 (responsáveis por lesões pré-cancerosas e câncer de colo do útero, vagina, vulva e ânus). Salientamos que a vacina  quadrivalente recombinante contra o HPV está indicada para meninos e meninas entre os 9 e 26 anos de idade e continuará disponível na rede privada para as populações não cobertas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
                                                   (Nota publicada em 01/07/2013 por Ricardo Germano - diretor médico da MSD)









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÍFILIS TEM CURA. O tratamento é simples, rápido e é um direito seu!

SÍFILIS CONGÊNITA

DIABÉTICO: cuidados com os pés