HEPATITE B

A hepatite é uma síndrome caracterizada por inflamação das células hepáticas, a qual pode acarretar em necrose hepatocelular e subsequente fibrose e/ou cirrose. O vírus da hepatite B (HBV) é um dos  agentes predominantes da hepatite viral e um dos principais causadores da forma crônica da doença.


A via vertical se tornou uma rota mais importante de transmissão em crianças, espacialmente em regiões de alta endemicidade. Diferentemente de outras faixas etárias, cerca de 90% dos casos de infecção perinatal evoluem para cronicidade.


A profilaxia da hepatite B, feita através da imunização de recém nascidos levou a um importante declínio da incidência da doença. A vacina é altamente eficaz e largamente disponível em nosso país, devendo ser parte essencial da rotina de qualquer maternidade.


Quero ressaltar a importância da imunoglobulina hiperimune  (HBIG) para Hepatite B, usada para prevenir a infecção em pessoas sem imunidade que estejam expostas ao vírus no período perinatal, por contato da pele ou mucosa com sangue ou fluidos corporais de indivíduo HBsAg positivo ou nos casos de crianças menores de 1 ano expostas a cuidadores com diagnostico de Hepatite B aguda.


Geralmente a HBIG é administrada em uma única dose, de 0,5ml intramuscular o mais rápido possível após a exposição (dentro de 24h após a exposição perinatal, dentro de 7 dias após acidente de perfuro-cortante, e dentro de 14 dias após exposição sexual), associada com a 1ª dose da série da vacinação para hepatite B. A eficacia descrita desta conduta é de 85 à 95% para prevenção de infecção no recém nascido.
A vacina da HBV pode ser aplicada em gestantes, pela sua segurança e imunogenicidade e por haver transferência passiva de anticorpos para o bebê.

Comentários

  1. Parabéns, seu blog é lindo! Muito rico de informações.
    Parabéns também, pelo trabalho que você desenvolve ai em Aracaju.
    Um abraço, Consolação

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SÍFILIS TEM CURA. O tratamento é simples, rápido e é um direito seu!

SÍFILIS CONGÊNITA

Gestante com Sífilis