Caderneta do Adolescente monitora a saúde de jovens a partir dos 10 anos


          A Caderneta de Saúde do Adolescente é um instrumento informativo, criado pelo Ministério da Saúde, que é distribuída em todas as Unidades de Saúde. Trata-se de um livreto de 42 páginas que contém informações sobre crescimento, desenvolvimento, alimentação saudável, saúde sexual e reprodutiva, tabagismo, enfrentamento ao álcool e outras drogas, cartão de vacina, direitos do adolescente, saúde bucal e outras questões associadas ao universo do adolescente, na faixa etária dos 12 aos 18 anos. A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reforça aos pais e responsáveis para manter os cuidados com seus filhos, acompanhando seu desenvolvimento físico e as imunizações que devem se realizadas nessa faixa etária.

          Segundo a coordenadora do Programa da Saúde do Adolescente e do Jovem, da SMS, Rita Bittencourt, essa caderneta é uma continuação da caderneta infantil, que todas as mães recebem quando saem da maternidade. “As mães adolescentes atendidas pelo Projeto Corujinha também já saem com sua caderneta. Este livrinho é um instrumento utilizado na promoção da saúde e contém informações essenciais relativas a essa fase da vida. Nós também trabalhamos em parceria com o Programa Saúde na Escola, que promove sempre palestras em colégios, fazendo a entrega da caderneta. Informamos a eles sobre a importância de manter as vacinações em dia, sobre as prevenções de doenças e também em relação a higiene. A cartilha é bem informativa, fala de todas as fases que o adolescente passa, sobre a transformação do corpo”, relata.

Orientações

          A caderneta ensina, por exemplo, a importância do cumprimento do calendário de vacinação para os jovens a partir dos 12 anos, faz recomendações sobre uma boa alimentação e cuidados com o corpo, além de orientar sobre a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e da gravidez na adolescência. A caderneta traz ainda um encarte com tabelas de altura e Índice de Massa Corporal para o próprio jovem acompanhar seu desenvolvimento.

          A cartilha foi desenvolvida pelo Ministério da Saúde, em 2009, e tem a função de monitorar a saúde da população entre 12 e 18 anos, além de facilitar as ações educativas voltadas para esse segmento. Elas são diferenciadas por sexo e assuntos sobre projetos de vida também são abordados.

         A Caderneta do Adolescente pode ser retirada em qualquer Unidade de Saúde da Família (USF) de Aracaju. Caso você seja educador e deseja realizar uma palestra sobre a Caderneta, pode solicitar entrando em contato com o Programa da Saúde da Criança, do Adolescente e do Jovem.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÍFILIS TEM CURA. O tratamento é simples, rápido e é um direito seu!

SÍFILIS CONGÊNITA

Gestante com Sífilis