BRASIL SEM PARASITOSES

O que são?

As parasitoses intestinais conhecidas como "vermes" são seres vivos que dependem de outros organismos para a sua sobrevivência. São considerados agressores, pois prejudicam o organismo em que se hospedam (no caso, o ser humano). Mais frequentes na infância,  porém atingem todas as idades, acometendo cerca de 25% da população mundial (1 em cada 4 pessoas). Sua transmissão depende das condições sanitárias e de higiene das comunidades. 
Exemplos de parasitoses
AMEBÍASE (ameba)
A ameba é um parasita do intestino grosso, onde ela se aloja causando diarreia. Ela pode invadir a parede do intestino e causar diarreia com sangue, o que já é um caso grave. Também pode ir até o fígado, pulmão ou cérebro, causando doença nesses locais.
GIARDÍASE (giárdia)
A giárdia fica no intestino delgado do homem, onde podem se juntar e cobrir toda a parede do intestino, impedindo a absorção dos alimentos e causando diarreia, chegando até a dar perda de peso e anemia.
ASCARIDÍASE (lombriga)
O áscaris é também conhecido como lombriga e também fica no intestino do homem, mas também passa pelo pulmão. Por isso, em casos mais graves, ocorre a saída de vermes pela boca ou pelo nariz das pessoas, além de obstrução do intestino, tendo às vezes até que operar o intestino para retirar os vermes.
ANCILOSTOMÍASE (amarelão)
O ancilóstomo ou também amarelão entra pela pele das pessoas, podendo causar irritação, até chegar no intestino, passando também pelo pulmão. Ele suga o sangue pela parede do intestino, podendo causar diarreia pela inflamação e também anemia importante.
ENTEROBÍASE ou OXIURÍASE (coceira anal)
O oxiúros fica na parte final do intestino, e é conhecido por causar coceira na região do ânus, principalmente à noite. Nas meninas também pode causar corrimento vaginal.
TENÍASE (tênia)
A tênia é o maior parasita do homem, podendo ocupar todo o intestino do homem, ou seja, chegar a medir até 12 metros! A principal complicação da teníase é a neurocisticercose, que é quando os cistos da tênia vão até o cérebro das pessoas, podendo causar epilepsia em pessoas que nunca tiveram antes Esse quadro também é conhecido pela sua transmissão pela carne do porco, quando mal passada.


TRANSMISSÃO
O mais importante é aprender que a maioria das parasitoses é transmitida pela alimentação ou pela água e pelo contato direto com os pés no chão. O germe entra pela boca ou pela pele até chegar no intestino onde ele vai crescer e se alimentar.
COMO SABER SE TENHO VERME?
A maioria dos quadros de todas as verminoses não causa nenhum sintoma nas pessoas ou são leves e pouco específicos. Os mais frequentes são: dores abdominais, diarreia, gases, falta de apetite, perda de peso, náuseas e vômitos, tosse, falta de ar,  anemia, coceira no ânus. 



O QUE FAZER?

Higiene pessoal, higiene da casa e higiene dos alimentos
- Lavar bem os alimentos;
- Cozinhar ou assar bem os alimentos;
- Ferver e filtrar a água;
- Lavar bem as mãos com sabonete antes de comer;

- Evitar colocar a mão na boca e nos olhos;
- Andar sempre calçado, principalmente na áreas onde não h
á esgoto encanado;

- Lavar bem as roupas intimas e de cama;
- Evitar o contato com terra ou lama.


QUAL É O TRATAMENTO? EU PRECISO TOMAR REMÉDIO DE VERME DE QUANTO EM QUANTO TEMPO?
O objetivo do tratamento e evitar o contágio e interromper o ciclo de transmissão, além de eliminar do organismo os parasitas já existentes. 51% das pessoas com parasitoses estão contaminadas por dois ou mais parasitas ao mesmo tempo.
Por isso recomenda-se que o tratamento seja realizado com medicamentos específicos ou que combatam o maior numero possível de parasitas intestinais. O tratamento adequado será aquele recomendado por um medico. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÍFILIS TEM CURA. O tratamento é simples, rápido e é um direito seu!

SÍFILIS CONGÊNITA

DIABÉTICO: cuidados com os pés