Amamentar nem sempre é possivel - O que fazer?

Amamentar é uma prática cheia de amor e saúde, para a mamãe, mas principalmente para o bebê. Porém, chega um momento em que a amamentação se torna inviável por alguns motivos particulares, ou casos em que a mulher não poderá continuar a amamentar, quer desmamar ou, precisa de alguma forma secar o leite do seio por qualquer acontecimento em sua vida.
As gestantes HIV+ e HTLV+ deverão ser orientadas a não amamentar. Quando por falta de informação o aleitamento materno tiver sido iniciado, torna-se necessário orientar a mãe a suspender a amamentação o mais rapidamente possível, mesmo para mulheres em uso de terapia antirretroviral.
Após o parto, a lactação deverá ser inibida mecanicamente (enfaixamento das mamas ou uso de sutiã apertado) e recomenda-se o uso da cabergolina como inibidor de lactação, respeitando-se as suas contraindicações e prescrição médica.


A amamentação cruzada (aleitamento da criança por outra nutriz) está formalmente contraindicada. A criança deverá ser alimentada com fórmula infantil durante os seis primeiros meses de vida, além de necessitar posteriormente da introdução de outros alimentos, conforme orientação do “Guia Prático de Preparo de Alimentos para Crianças Menores de 12 Meses Que Não Podem Ser Amamentadas” (BRASIL).

Então, como secar o leite materno de forma que não prejudique a mulher?
 Primeiro Passo Para Secar o Leite materno
    Logo que se decide parar de amamentar, ou mesmo secar o leite, a primeira providência é parar de estimular o leite. Isto é, não amamentar, a sucção feita pelo bebê ou criança, vai estimular a produção de leite, com isso, o leite não irá secar.

Secar o Leite Materno Naturalmente

       É importante dizer que podem levar alguns dias, sintomas como seios pesados, até mesmo doloridos. Para amenizar os sintomas, recomenda-se fazer a ordenha do excesso do leite materno sempre que se sentir desconfortável. Caso a mulher tenha uma mastite é preciso falar com o médico para tratar o problema.

  • Compressa Gelada: A compressa gelada no seio por 15 minutos algumas vezes ao dia, sugere-se de 3 a 6 vezes ao dia. Essa técnica irá constringir os vasos produtores de leite e, consequentemente parar a produção até que cesse por completo. Procure colocar a compressa de gelo envolvida em um pano e nunca por mais do que 15 minutos consecutivos, isso irá prevenir queimaduras nas mamas pelo contato do gelo direto na pele ou por tempo de permanência.
  • Apertar os Seios Contra o Corpo: Amarrar uma faixa nos seios fazendo com que eles fiquem junto ao corpo ajudará a secar o leite. A compressão dos seios vai ajudar bastante, porém, é preciso tomar muito cuidado ao apertar a faixa. O efeito pode ser alcançado, mas outros problemas aparecerem. Amarre com uma gaze ou pano de algodão firme, porém não forte demais, sempre respirável e dando intervalos para descanso dos seios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÍFILIS TEM CURA. O tratamento é simples, rápido e é um direito seu!

SÍFILIS CONGÊNITA

DIABÉTICO: cuidados com os pés