PROGRAMA SAÚDE DA CRIANÇA comemora:

 

Mortalidade infantil cai em 47% em Aracaju

 
clique para ampliar
 (Fotos: Ascom/SMS)
 
 
Rita Bitencourt, coordenadora do Programa Saúde da Criança
 
Para a Organização Mundial da Saúde (OMS) a taxa de mortalidade infantil é um dos mais sensíveis indicadores dos níveis de saúde e de desenvolvimento de uma região. Em Aracaju, este importante indicador, que mede o risco de morte em crianças menores de um ano de idade, apresentou uma queda de cerca de 47 % nos últimos 12 anos.
Foram registradas quedas significativas em especial entre os anos de 2005, com taxa de 22, 4 mortes para cada 1.000 nascimentos, e de 2011, com taxa de 14,3. "Os números comprovam como a cidade de Aracaju vem avançando na área da saúde, proporcionando melhor qualidade de vida à população e buscando através de diversas estratégias uma melhor assistência às gestantes e às crianças nos primeiros meses de vida", explica o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.
No ano passado, foram 9.576 nascidos vivos e 137 óbitos. Diversos fatores como os Projetos Mamãe Coruja e Corujinha da SMS, Rede Amamenta Brasil, ampliação da cobertura do Programa Bolsa Família, melhoria na qualidade da assistência pré-natal contribuíram para a redução da mortalidade infantil no município.
Entre as ações de destaque ainda estão a qualificação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde, ações de Educação em Saúde nas creches municipais, além da inserção do pediatra na Estratégia Saúde da Família, melhoria dos serviços de urgência pediátrica e disponibilização de leitos de UTI neonatal nas maternidades do SUS.

Prevenção da Mortalidade

O Projeto Corujinha, vinculado ao Programa Saúde da Criança da Secretaria Municipal de Saúde, é uma iniciativa de destaque na prevenção da mortalidade, ampliando os cuidados primários aos recém-nascidos em maternidades públicas e privadas de Aracaju.
O Projeto atua principalmente no diagnóstico precoce e acompanhamento dos bebês que apresentam risco de morte, como baixo peso, sífilis congênita, filhos de mãe com HIV e outras patologias. Isso contribuiu para a redução dos coeficientes da mortalidade infantil, como a taxas de óbito neonatal (mortes crianças com ate 28 dias de vida) que reduziu 8% nos últimos cinco anos.
Atualmente, onze auxiliares de enfermagem do Projeto Corujinha estão atuando em regime de escala, dentro das maternidades Gabriel Soares, Nossa Senhora de Lourdes, Santa Isabel e Santa Helena. O Projeto estimula cuidados importantes como o aleitamento materno, orientação sobre o curativo umbilical, teste do pezinho e teste da orelhinha e aplicação das primeiras vacinas da criança.
A coordenadora do Programa Saúde da Criança, Rita Bitencourt, avalia que o resultado das ações tem sido positivo. "Mesmo assim, precisamos nos manter vigilantes implementando novas ações através da visita domiciliar na primeira semana de vida, cuidados de higiene, imunização, aleitamento materno, alimentação saudável, consolidando também a Caderneta de Saúde da Criança como instrumento de Educação em Saúde", conclui.

Planejamento 

O Comitê Municipal de Prevenção da Mortalidade Materna e Infantil também realiza um papel de destaque dentro das iniciativas desenvolvidas em Aracaju. As ações de Vigilância possibilitam o conhecimento dos determinantes destes óbitos viabilizando o um melhor planejamento das políticas públicas para as nossas crianças.

Comentários

  1. Parabens, sempre acreditei na sua força e capacidade! Ah, seu blog é maravilhoso, vc precisa atualiza-lo com mais frequencia. Ja fiz até trabalho para a faculdade, utilizando suas postagens. Adoro!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada anonimo. Motivador seu comentário!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SÍFILIS TEM CURA. O tratamento é simples, rápido e é um direito seu!

SÍFILIS CONGÊNITA

Gestante com Sífilis