SÍFILIS CONGÊNITA

O QUE PODE ACONTECER COM O BEBÊ QUE PEGA SÍFILIS NA BARRIGA DA MÃE?
Apesar do tratamento seguro, rápido e gratuito para a sífilis, ainda existem muitos bebês que nascem com a doença porque é transmitida da mãe para o filho durante a gravidez - sífilis congênita. Os bebês nascem com sérios problemas de saúde devido à sífilis congênita, como:

  • Nascer antes da hora (prematuro);
  • Baixo peso;
  • Anemia grave;
  • Fígado e Baço com tamanhos aumentados;
  • Problemas nos ossos;
  • Nascer com aparência saudável, apresentando a doença após anos de idade;
  • Problemas outros que podem causar a morte do bebê.
COMO EVITAR A SÍFILIS CONGÊNITA?

Para evitar que a sífilis atinja os bebês, é necessário, antes de tudo, previnir-se da sífilis, ou seja, usar camisinha em todas as relações sexuais. Mas, se houver falha na prevenção, deve-se procurar logo um posto de saúde para fazer o exame da sífilis (VDRL) e realizar o tratamento completo, conforme orientação do médico e do enfermeiro. É importante que o pai do bebê, também, faça o tratamento prescrito para o casal.

QUEM DEVE FAZER O EXAME PARA A SÍFILIS?

  • Toda mulher que tem o desejo de engravidar;
  • Toda gestante durante o pré-natal (no início e no sétimo mês da gravidez) e no parto;
  • Toda pessoa que tiver um sinal ou sintoma de DST (ferida, verruga ou corrimento nos órgãos genitais);
  • O companheiro ou companheira de uma pessoa que esta com sífilis ou com outra DST.
     
COMO É O TRATAMENTO DA GESTANTE COM SÍFILIS?

Ele é feito com penicilina. Se a mãe for alérgica à penicilina, ela toma outro remédio. Neste caso, o bebê não estará protegido da doença, que pode ser passada da gestante para o bebê durante a gravidez. A gestante tem que fazer o tratamento completo e com orientação do profissional de saúde que realiza o seu pré-natal. Para ter a certeza sobre a cura, ela deverá repetir o exame de sangue (VDRL) todos os meses.
É MUITO IMPORTANTE LEMBRAR QUE  O COMPANHEIRO DA GESTANTE que tem sífilis, também, deverá fazer o tratamento, mesmo que não esteja sentindo nada. Isto garante a proteção do bebê contra a doença. A camisinha deverá ser usada sempre.




Comentários

  1. estou gravida e agora sei que estou com verrugas genitais como meu bebe pode nascer?e que riscosele sofre porfavor me responda.bruna-sp

    ResponderExcluir
  2. Desculpa Bruna, só hoje vi teu comentario, espero ainda poder ajudar. Em primeiro lugar aconselho a fazer um pre natal, com consultas mensais e realizando exames (sangue. urina, USG)no inicio e ao final da gestação, importantes por detectarem alterações de forma precoce e tratamento adequado o mais breve possivel, evitando assim, contaminar o seu bebe, com causas evitáveis. Quanto ao seu problema relatado, parece ser uma DST, que é causada por um virus que fica "adormecido" latente e que, provavelmente aumentou no periodo da gravidez, o que é comum acontecer (se a pessoa ja estiver com o virus latente no corpo). Necessita de tratamento, para retirada das verrugas, mas não prejudica de forma direta ao seu bebe. Fica tranquila quanto a isso. Mas não invalida as orientações citadas anteriormente. Qualquer duvida, entre em contato. Uma boa gestação e um bom parto. Quando nasce o seu filho??? Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Rita, estou fazendo uma pesquisa sobre sifilis congenita, e estive analisando como pode nascer um criança portadora da doença, diagnostiquei que minha filha nasceu com aparencia saudável mas tendo a manifestar mais tarde, pelo resulado clinico do exame de VDRL feito no dia do parto.
    Mas fiz o pré-natal corretamente,fiz dois exames de VDRL todos negativos, e quando ganhei o exame deu positivo, depois de dois dias que ganhei deu negativo.Estou doida eu tenho ou não a sifilis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Nívea
      Gostaria de saber os valores d e as datas dos VDRLs. Gostaria de saber, também, o resultado dos testes Treponemicos, pois 25% dos exames de VDRL podem ser FALSO-POSITIVO (acontece com pacientes gestantes, com hepatite, doenças reumaticas), Então o diferencial sera o teste Treponemico (ele detecta a presença da bactéria Treponema Pallidum no paciente).
      Aguardo retorno (se desaja sigilo, por email: ritacmbitencourt@gmail.com)

      Excluir
    2. RITA O MEU CASO E O MESMO DA NIVEA ME AJUDA A ENTENDER SOU ANÔNIMO QUE POSTOU 25.09.14. 09:12hs

      Excluir
  4. Ola fiz o exame de sangue e deu q estou com sifiles oq mais me pertuba e que estou gravida de 14 semanas e estou apavorada com medo de passa pro meu nenem ou prejudicalo de alguma forma, rita vc acha que meu nenem corre algum perigoo??? Fico no agurado da respostaa anciosaaa obrigado

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Rita.
    Bom descobri que tinha sífilis quando tive meu bebe fiquei desesperada.
    Nos dois exames de rotina do pré natal ( vdrl ) deu não reagente e o exame que fazer quando vai entra na sala de parto de reagente 1.8 e no meu bebe também a mesma pontuação fizemos o tratamento eu e meu bebe la na maternidade mesmo em mim aplicarão 3 doses de Benzetacil e na bebe a penicilina cristalizada foi muito sofrimento pra mim e meu bebe mas o segundo exame do meu bebe ja deu reagente 1.1 minha filha tá curada? E eu o medico disse pra repeti o exame com 3 meses vou fazer amanhã .
    Sou casada a 2 anos parceiro único e o do meu marido deu não reagente repetimos em dois laboratório e não reagente não entendo?
    Como que nos dois exames do pré natal não apareceu a doença em mim, e quando fui te neném apareceu e não tem no meu marido.
    Hoje lendo aqui as publicações dos colegas lembrei que no inicio da gravides apareceu um carocinho na minha parte intima muito dolorido mas porque não apareceu antes no meus exames do pré natal? To muito confusa só queria entender melhor já fiz o tratamento.
    E se no meu marido não deu reagente ele não tem a doença? como e isso? Por te dado negativo ele não quer fazer o tratamento vou enlouquecer. Não sei mas como pedi pra ele fazer o tratamento ele não quer fazer o tratamento e nem quer usar camisinha meu casamento tá se desmoronando.
    MEUS RESULTADOS DOS EXAMES.
    IgG- REAGENTE
    IgM- NÃO - REAGENTE
    VDRL- REAGENTE 1.32

    ResponderExcluir
  6. boa tarde !estou gravida de 11semana meu exame de reagente sífilis 1;1 pode passa para meu bebe estou preucupada

    ResponderExcluir
  7. Boa noite fiz o exame e deu 1/8 fiz as injeçoes refiz o exame e aumentou para 1/32...fiz novamente as injeçoes por 3 semamas e refiz o exame caiu para 1/2 o que isso significa???

    ResponderExcluir
  8. Oi Rita eu perdi meu bebê com sete mês. e faz cinco meses.por ter mi contaminado.
    eu e meu marido fizemos o tratamento. minha pergunta é : meu sangue ainda esta contaminado? eu ja posso ter uma nova gestação? ou corre o risco de ainda esta com a doença e contamina o bebé novamente?

    ResponderExcluir
  9. OLA;Estou com cinco messes de gravidez e descobri agora que estou com sífilis. Mesmo fazendo o tratamento o que pode acontecer com minha bebe? Estou desesperada me ajudem! Dandara rj

    ResponderExcluir
  10. Olá ,estou com 8 meses
    Descobri minha gravidez com 6 meses
    Mas por descobrir tarde meus exames foram feitos mt tarde
    Eu ja estava com quase 7 meses e peguei o resultado esses dias e hoje na consulta minha médica me disse qe estou com sífilis
    Fiquei maluca porqe se estou com isso msm pode ter passado pra minha bebê
    E falta tão pouco pra ela nascer
    Estou com mt medo e não consigo parar de chorar pensando e se já tiver passado pra ela oque eu faço
    Meu tratamento iniciou hoje e se foi dolorido em mim como vai ser pra minha princesa tão pequena e frágil :'(
    By:Geyce

    ResponderExcluir
  11. oi , boa noite , tenho 18 anos , fui diagnósticado com sífilis, tomei as 3 doses de bezetacil ! Mas as manchas na palma da minha mão e na palma do meu pé ainda não sumiram , me deram um prazo de 15 dias para fazer o exame pra ver se ainda estou com sífilis , devo me proucupar ? Bjs boa noite

    ResponderExcluir

  12. Bom dia dr: Eu e meu namorado contraímos o sífilis. Porem eu fiz o tratamento e faz 10 dias. Meu namorado não fez por motivo de viajem. Ontem agente transou sem camisinha... Eu to com o vírus de novo? Como faz menos de 24horas que transei .posso tomar alguma providencia de imediato pra não contrair nem um vírus ruim?









    ResponderExcluir
  13. Dra. Rita Bitencourt , minha pergunta é a seguinte, é possível o homem q teve essa doença Sífilis, já à 12anos fazer o tratamento ,ter curado, depois três anos depois fez vasectomia, pode ter como sequela a disfunção erétil, depois d alguns anos.Obrigada

    ResponderExcluir
  14. Dra. Rita Bitencourt , minha pergunta é a seguinte, é possível o homem q teve essa doença Sífilis, já à 12anos fazer o tratamento ,ter curado, depois três anos depois fez vasectomia, pode ter como sequela a disfunção erétil, depois d alguns anos.Obrigada

    ResponderExcluir
  15. oi queria sabe sse minha siflis tiver 1.1 e eu transa com um parceiro sem camisinha ele pega?

    ResponderExcluir
  16. Ola Rita estou com 7 messes de gravida...mais descobrir a pouco tempo e tenho essa doença sera q se eu fizer o tratamento minha filha pode n nascer com a doença...meu primeiro filho nasceu e fiquei 10 dias com ele no hospital para ele tomar a medicação...mais eu tenho alergia a dipirona e bgtasio...algo assim...oq faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu bebe foi curado, o meu nasceu com sífilis e está em tratamento estou desesperada

      Excluir
    2. Vigor deu filho foi curado?

      Excluir
    3. Vigor deu filho foi curado?

      Excluir
  17. Meu bebê vai fazer 1 mês, e o laboratório ligou para refazer o exame do teste do pezinho e também da minha esposa. Saiu o resultado da sorologia para lues e ambos deu positivo. Estou desesperado.

    ResponderExcluir
  18. Oi boa noite Dr Rita queria lhe pergunta eu tive uma filha ela tem 4anos e peguei sífilis quando tava grávida dela fiz tratamento mais ate hoje tenho sífilis e também não consigo engravida o q será fiz o teste de sífilis só da negativo e viver aparecendo feridas na minha vagina não sei mais o q eu Faso me ajuda

    ResponderExcluir
  19. A sífilis tem cura, mesmo repetida por outra(s) vez(es) e com toda(s) parceira(s) e/ou parceiro(s).
    O tratamento é feito com PENICILINA BENZATINA 1.200.000 UI, fornecido de forma gratuita em qualquer Posto de Saúde de Aracaju.
    Segundo o Ministério da Saúde preconiza-se o seguinte esquema:
    Tratamento da Sífilis (em não gestantes ou
    nutrizes)
    O tratamento da sífilis será realizado de acordo com
    os esquemas abaixo, segundo a fase da doença:
    • Sífilis primária: penicilina G benzatina
    2.400.000 UI/IM (1.200.000 UI aplicados em
    cada glúteo), em dose única;
    • Sífilis secundária ou sífilis assintomática
    com menos de um ano de evolução
    (latente recente): duas séries de penicilina Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) 38 Ministério da Saúde - SVS - Programa Nacional de DST/ Aids
    G benzatina 2.400.000 UI/IM (1.200.000 UI
    aplicados em cada glúteo), com intervalo de
    uma semana entre cada série. Dose total:
    4.800.000 UI;
    • Sífilis terciária ou sífilis assintomática
    com mais de um ano de evolução (latente
    tardia) ou com duração ignorada: três
    séries de penicilina G benzatina 2.400.00
    UI/IM (1.200.000 UI aplicados em cada
    glúteo), com intervalo de uma semana entre
    cada série. Dose total: 7.200.000 UI.

    ResponderExcluir
  20. A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada, ou para a criança durante a gestação ou parto.
    Prevenção

    O uso correto e regular da camisinha feminina ou masculina é uma medida importante de prevenção da sífilis. O acompanhamento das gestantes e parcerias sexuais durante o pré-natal de qualidade contribui para o controle da sífilis congênita.
    Sintomas

    Sífilis primária

    Ferida, geralmente única, no local de entrada da bactéria (pênis, vulva, vagina, colo uterino, ânus, boca, ou outros locais da pele), que aparece entre 10 a 90 dias após o contágio. Essa lesão é rica em bactérias.
    Normalmente não dói, não coça, não arde e não tem pus, podendo estar acompanhada de ínguas (caroços) na virilha.

    Sífilis secundária

    Os sinais e sintomas aparecem entre seis semanas e seis meses do aparecimento e cicatrização da ferida inicial.
    Pode ocorrer manchas no corpo, que geralmente não coçam, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés. Essas lesões são ricas em bactérias.
    Pode ocorrer febre, mal-estar, dor de cabeça, ínguas pelo corpo.

    Sífilis latente – fase assintomática

    Não aparecem sinais ou sintomas.
    É dividida em sífilis latente recente (menos de dois anos de infecção) e sífilis latente tardia (mais de dois anos de infecção).
    A duração é variável, podendo ser interrompida pelo surgimento de sinais e sintomas da forma secundária ou terciária.

    Sífilis terciária

    Pode surgir de dois a 40 anos depois do início da infecção.
    Costuma apresentar sinais e sintomas, principalmente lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas, podendo levar à morte.

    ResponderExcluir
  21. estão aparecendo manchas na minha mão e eu n sei oq é tem hr q elas coçam muito, são manchas vermelhas q viram bolhinhas e somem. depos volta de novo...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SÍFILIS TEM CURA. O tratamento é simples, rápido e é um direito seu!

Gestante com Sífilis