ACIDENTE DE TRANSITO: faz adolescentes chorarem a perda de uma grande amiga


Hoje foi um dia muito triste para o meu filho adolescente. Ele teve pela primeira vez, de forma tão próxima da realidade dele, o contato com a perda de uma amiga querida, o contato com a morte.  Ver a comoção de vários adolescentes no enterro, mexeu muito comigo, e gerou uma vontade enorme de poder fazer alguma coisa para que mortes por acidentes de transito possam ser evitadas. Enquanto não tenho uma ideia ou atitude mais efetiva, deixo aqui uma pequena contribuição e o meu carinho a toda familia da Tarsila Bittencourt.

No Brasil mais de 40.000 pessoas perdem a vida anualmente em acidentes de transito, porém acredita-se que estes números são maiores pois as estatísticas são falhas. Só nas rodovias paulistas em 2001 ocorreram 61.000 acidentes com 2.300 mortes e 23.000 pessoas gravemente feridas. Até 15 de fevereiro já morreram 703 pessoas nas rodovias federais, resultado de 13.400 acidentes.  Em todo o mundo o transito ceifa vidas, porém os números brasileiros são alarmantes e disparam na frente de qualquer país do mundo.

CAUSAS MAIS COMUNS DE ACIDENTES DE TRANSITO

Erro humano, em todo o mundo, é responsável por mais de 90 % dos acidentes registrados. Principais imprudências determinantes de acidentes fatais no Brasil: por ordem de incidência:
  • Velocidade excessiva;
  • Dirigir sob efeito de álcool;
  • Distancia insuficiente em relação ao veiculo dianteiro;
  • Desrespeito à sinalização;
  • Dirigir sob efeito de drogas.

O veículo a motor, como qualquer outra máquina, exige que o ser humano esteja qualificado tecnicamente e mentalmente para opera-lo seguramente.  O cidadão comum não dispõe de qualquer outra maquina ou dispositivo que lhe dê a sensação de tanto poder.  Um indivíduo com um carro importado de alto valor pode cometer todo tipo de infração apenas para satisfazer seu ego, ao passo que um indivíduo com carro velho e de baixo valor pode cometer os mesmos tipos de infrações também para satisfazer seu ego.
  • No mundo atual o veículo a motor é o meio mais barato e mais fácil que o cidadão comum possui para extravasar seu estado emocional, tanto para o bem como para o mal. Como nos países subdesenvolvidos (até pela própria natureza de subdesenvolvimento) o número de pessoas dotadas de estado emocional voltado para ações negativas é muito grande, por esta razão o trânsito transforma-se em verdadeira carnificina.
  • A velocidade fascina o ser humano, a ponto de correr simplesmente pelo prazer de correr, mesmo que não tenha nenhum objetivo a ser atingido.
  PROCEDIMENTOS QUE JÁ SALVARAM MUITAS VIDAS
  • Jamais dirija após ingerir bebidas alcoólicas - porém se desejar fazê-lo, reconheça que seu "tempo de reação" ficará alterado e, portanto procure dirigir em velocidades muito mais baixas do usual na via que estiver trafegando.
  • Não utilize drogas antes e nem durante a condução de veículos. Embora algumas drogas sejam usadas para estimular habilidades, com relação ao "tempo de reação" produzem efeito comprovadamente contrário;
  • Reduza a velocidade quando seu estado emocional estiver comprometido ou evite dirigir;
  • Mantenha sempre distância de segurança em relação aos outros veículos;
  • Utilize sempre e adequadamente os dispositivos de segurança;
  • Respeite e procure entender a razão da sinalização de transito, isto poderá evitar um acidente;
  • Evite colocar - se em uma condição causadora de acidente;
  • Finalmente, considere que todo acidente pode e deve ser evitado.
A educação faz pessoas diferentes com bons exemplos:

motoristas que quando bebem, não dirigem ou que quando dirigem,
não bebem, motoristas e passageiros que utilizam cinto de segurança,
motoristas que não atendem o aparelho celular enquanto dirigem,
motociclistas que utilizam capacetes,
pedestres que utilizam as vias em locais e momentos apropriados,
motoristas que não ultrapassam o sinal vermelho,
motoristas que não realizam ultrapassagens perigosas,
motoristas que respeitam o limite de velocidades,
motoristas que mantêm distancia segura de um veiculo prevenindo um acidente,
motoristas que não colocam em risco a sua vida e a de outros,
motoristas que respeitam as leis,
motoristas que respeitam a vida.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÍFILIS TEM CURA. O tratamento é simples, rápido e é um direito seu!

SÍFILIS CONGÊNITA

DIABÉTICO: cuidados com os pés