VIOLÊNCIA CAUSA PREJUÍZOS EMOCIONAIS DE LONGO PRAZO
O pior estrago das surras e humilhações não são as marcas físicas aparentes. São as marcas emocionais, invisíveis.
Se a criança vive em meio a gritos, beliscões, xingamentos, tapas, palmadas e chineladas, é maior a chance de crescer com uma convicção muito triste: a de que o mundo é feito de ameaças, violência e opressão.
Ainda mais triste é crescer acreditando que a violência faz parte do amor. Afinal, sofre violência daqueles que mais ama, e que deveriam amá-la. Não existe "tapa de amor".
Está comprovado que crianças que apanham tem mais chance de se envolver na criminalidade, sofrer ou cometer bullying,se ferir de propósito e até mesmo se matar.
A VIOLÊNCIA É A PIOR ESCOLA.
Dicas para disciplinar sem violência:
- Criança gosta de chamar a atenção. Dê pouca atenção ao que ela faz de errado, e valorize suas atitudes positivas. Com certeza, ela vai querer repetir o que mais chamou sua atenção!
- Converse com a criança sobre regras e limites.
- A melhor forma de ensinar é dando bons exemplos. A atitude dos adultos tem o poder de transformar um ambiente e vai além: inspira outras pessoas e relações.
- Ouça os argumentos da criança, considere o seu ponto de vista, trate-a com justiça e respeito. Se viver em um ambiente de diálogo, ela será a primeira a reconhecer quando não tiver razão.
- Preocupe-se mais em passar bons valores do que em corrigir o tempo todo. Assim a criança entende melhor o que se espera deles.
- Seja paciente e persistente. Às vezes não é facil educar pelo diálogo. Mas pode ter certeza: vale a pena!
Comentários
Postar um comentário