Programa Saúde da Criança do Adolescente e do Jovem realiza debate sobre saúde sexual e reprodutiva na adolescência

Em 13/11/2013 

                                                              
Na manhã desta quarta-feira, 13, a Secretaria da Saúde de Aracaju através do Programa Saúde da Criança, do Adolescente e do Jovem, realizou uma roda de conversa com os adolescentes que participam do Projeto Despertar para a Saúde do Adolescente, no bairro Soledade.  A atividade aconteceu no Centro de Referência em Assistência Social. A coordenadora do programa, Rita Bitencourt, conduziu o debate que abordou temas como orientações em saúde contidas na Caderneta de Saúde do Adolescente voltadas para saúde sexual e reprodutiva.
"A sexualidade é muito mais do que sexo. É na adolescência que inicia o interesse pelas relações afetivas e sexuais. É normal que os adolescentes manipulem o próprio corpo em busca de sensações prazerosas. Essa é a fase das modificações no corpo e o período em que ocorre a primeira menstruação. Já nos meninos é o período das ejaculações espontâneas sem coito, o crescimento de pelos no corpo, a mudança da voz nos rapazes, com aumento do tamanho do pênis. São importantes iniciativas que explicam  e tiram dúvidas que os adolescentes têm, além das ações educativas e as explicações sobre as diversas  DST's ", explicou Rita Bitencourt.

Conversa com os jovens

Na oportunidade, os profissionais da saúde tiveram uma conversa com os jovens e tiraram dúvidas sobre prevenção. É o caso da estudante Franciele Maria, 15 anos, que participou do debate e aprovou a iniciativa.  "Tinha dúvidas sobre contraceptivos e como devo me prevenir de doenças. Com a realização desse debate consegui esclarecer as dúvidas e agora sei que é importante conhecer meu corpo e aprendi utilizar o ciclo menstrual", disse.
Os alunos receberam também a Caderneta de Saúde do Adolescente, com informações sobre a passagem das fases da criança para adolescência, a responsabilidade, os direitos e deveres. O bate papo abordou cuidados com a saúde, esclarecendo que a caderneta serve para o acompanhamento médico contendo registros de informações como calendário de vacinação, cuidados com a saúde bucal, sexual e alimentação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÍFILIS TEM CURA. O tratamento é simples, rápido e é um direito seu!

SÍFILIS CONGÊNITA

Gestante com Sífilis