ALERTA EPIDEMIOLÓGICO - Microcefalia em Nascidos Vivos residentes de Aracaju

 A Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, por meio das Diretorias de Vigilância em Saúde (DVS) e Assistência à Saúde (DAS), informa os procedimentos a serem adotados diante de casos de Microcefalia em Nascidos Vivos residentes na Capital.



Definição de Microcefalia

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) é uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada, para idade e sexo. O diagnóstico é feito pelo neonatologista no momento do nascimento na maternidade, ou através de exame ultrassonográfico durante a gestação.

Recém-nascido com microcefalia

Nascidos a termo (Idade gestacional entre 37 e 42 semanas de gestação), com circunferência occipitofrontal igual ou menor que 31.5 cm para as meninas e 31.9 cm para os meninos no momento do nascimento.
Nascidos prematuros (Idade gestacional menor que 37 semanas de gestação) com circunferência occipitofrontal aferido ao nascimento com dois desvios-padrão abaixo da média da normalidade.

Situação Epidemiológica de Aracaju

 A Portaria GM nº 1.813, de 11 de novembro de 2015, declarou a Microcefalia como  Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), tendo em vista alteração do padrão da ocorrência  no Brasil, com base no Decreto nº 7.616, de 17 de novembro de 2011.

A Secretaria Municipal de Saúde têm notificados até hoje (19/11/2015) 13 casos de Microcefalia em residentes de Aracaju. O Zika vírus é a principal hipótese relacionada aos casos de acordo com o último pronunciamento do Ministério da Saúde.
Define-se como caso suspeito de Zika vírus todo paciente que apresente exantema máculopapular pruriginoso, acompanhado de pelo menos DOIS dos seguintes sinais e sintomas:
  1. Febre ou não 
  2. Hiperemia conjuntival sem secreção e prurido 
  3. Edema periarticular (extremidades) 
  4. Poliartralgia.
A coleta para virologia dos casos suspeitos de Zika Vírus deverá ocorrer do 1º ao 5º dia do exantema no SADT (CEMAR Siqueira Campos), de segunda a quinta-feira no horário das 08 às 12h, sendo necessário o contato telefônico com a Vigilância Epidemiológica (3179-1000/3179-1067) antes do encaminhamento do paciente. É importante destacar que não há disponibilidade de testagem sorológica para Zika vírus a nível mundial.
A notificação de microcefalia e/ou caso suspeita de Zika vírus (gestantes ou não) é de notificação IMEDIATA (em 24 horas) e realizada por e-mail saude.notifica@aracaju.se.gov.br e/ou através dos telefones: 3179-1000/3179-1067/98811-8013.

 Orientações à população e gestantes
  1. Acompanhamento gestacional em consultas pré-natal, realizando os exames recomendados pelos profissionais de saúde;
  2.  Evitar contato com pessoas com febre, exantema ou infecções;
  3.  Devido à suspeita  de que casos de microcefalia estejam relacionados à vírus transmitido pelo mosquito aedes aegypti,  a adoção de  medidas que possam reduzir a presença do vetor é primordial, principalmente com a eliminação dos criadouros nas residências;
  4.  Proteger-se de mosquitos - manterem portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de mangas longas e utilizar repelentes permitidos para gestantes.
  5.  Acompanhamento mensal do crescimento e desenvolvimento de toda criança através de consultas de puericultura, com registro na Caderneta de Saúde da Criança.
Estaremos atualizando as informações semanalmente ou de acordo com o pronunciamento do Ministério da Saúde.

Comentários

  1. Obrigada pelas relevantes informações. Parabéns pelo trabalho desenvolvido.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SÍFILIS TEM CURA. O tratamento é simples, rápido e é um direito seu!

SÍFILIS CONGÊNITA

Gestante com Sífilis