A MENOPAUSA CHEGOU? A nutrição pode te ajudar
Os sintomas da menopausa normalmente têm início entre os 45 e 55 anos de idade, quando a menstruação passa a ser irregular e surgem problemas como ondas de calor (fogachos), aumento da produção de suor e pele e cabelos ressecados.
Não é uma enfermidade e sim, uma situação fisiológica onde ocorre a redução na concentração de estrógenos. A menopausa acontece devido à diminuição na produção dos hormônios responsáveis pelos ciclos menstruais e fertilidade da mulher, e a intensidade dos seus sintomas varia de acordo com cada organismo: 1. Menstruação irregular 2. Ausência de menstruação por 12 meses seguidos 3. Ondas de calor que começam de repente e sem causa aparente 4. Suores noturnos intensos que podem interromper o sono 5. Cansaço frequente 6. Alterações de humor como irritabilidade, ansiedade ou tristeza 7. Dificuldade para dormir ou menor qualidade de sono 8. Secura vaginal 9. Queda de cabelos 10. Diminuição da libido
Estes sintomas e a sua intensidade variam de mulher para mulher, porque enquanto algumas não apresentam qualquer alteração, outras apresentam sintomas muito intensos e difíceis de ignorar.
Estes sintomas e a sua intensidade variam de mulher para mulher, porque enquanto algumas não apresentam qualquer alteração, outras apresentam sintomas muito intensos e difíceis de ignorar.
A idade da menopausa também varia de uma mulher para outra. Em média, ela ocorre perto dos 50 anos, mas há mulheres que iniciam a menopausa antes dos 40 e há quem passe por ela depois dos 52, dependendo da genética e do estilo de vida da mulher.
Manter uma alimentação saudável e realizar exercício físico estão entre as recomendações para enfrentar a menopausa. Buscar durante a vida manter uma massa óssea preservada através de uma alimentação rica em vitamina "D" e cálcio associado a exercícios físicos garantem menos riscos de osteoporose nessa fase. Aumentar a ingestão de fontes de magnésio previne alterações do humor e insonia; aumentar a ingestão de antioxidantes, de fibras e de probióticos fortalecem saúde imunológica e intestinal.
Não realizar dietas radicais, não ficar em jejuns prolongados e não pular o café da manhã, previne a manutenção de cortisol, que elevado traz prejuízos para o seu humor e imunidade, prejudica a síntese do colágeno e ainda pode aumentar a circunferência abdominal, e como se sabe, a gordural visceral com o tempo vem acompanhado de diabetes e riscos cardiovasculares.
Procure evitar álcool, cafeina, alimentos condimentados pois os fogachos podem aumentar. Melhore sempre suas vias de detoxificação e associe com a ingestão de omega 3, magnésio, isoflavonas (maior fonte: soja), resveratrol (suco de uva e vinho tinto), ligananas (linhaça), entre outros.
Para que essa etapa não traga tanto impacto, leve a vida de forma mais saudável com melhores hábitos que incluem menos sedentarismo, melhores escolhas alimentares.
O tratamento medicamentoso para a menopausa é indicado para mulheres que manifestam sintomas muito intensos que comprometem sua vida profissional, familiar e afetiva. Ele pode ser feito com o uso de medicamentos receitados pelo ginecologista a base de estrogênio e progesterona, mas é contraindicado para mulheres que apresentam hipertensão descontrolada ou colesterol alto.
A associação de todos esses fatores podem fazer toda a diferença nesta fase ainda desconhecida por alguns e nada fácil para outras.
Comentários
Postar um comentário