Metade dos homens entre 18 e 70 anos está infectada com HPV

HPV: vírus que é transmitido em relações sexuais e está relacionado ao câncer de colo de útero.
O HPV, sigla do papilomavírus humano - é um vírus. Quando a pessoa é infectada, ela pode desenvolver lesões na pele, principalmente verrugas nos órgãos genitais.



“A transmissão mais frequente desse vírus é através do sexo”, diz o Roberto Carvalho, do Centro de Referência – DST/AIDS.

Roberto Carvalho é médico especialista em doenças sexualmente transmissíveis. Ele coordenou um dos maiores estudos já realizados no mundo sobre a contaminação por HPV nos homens, incluindo os brasileiros. Os resultados saíram esta semana e surpreenderam.

De cada cem homens entre 18 e 70 anos, 50 têm o vírus do HPV. E desses 50 que estão infectados, 20 têm o vírus na sua forma mais perigosa: o HPV-16.

Esse é o tipo que nas mulheres pode levar ao aparecimento de câncer do colo de útero. Em homens, câncer no pênis. E em homens e mulheres, pode causar tumores na boca, garganta e também no ânus.
É o assunto é sério!

“A doença mais comum é a verruga genital. Mas eu posso estar com o vírus e não ter doença nenhuma. Que é o que acontece na grande maioria das vezes”, aponta o médico Roberto Carvalho.

O HPV pode ficar meses no corpo e ser eliminado sem nunca se manifestar. As mulheres ouvem muito sobre o vírus porque uma vez por ano são aconselhadas a fazer o exame papanicolau, que é de graça na rede pública. Ele identifica se há sinais de câncer no colo do útero, que pode ser causado pelo HPV.

Para a mulher, também já existe no Brasil uma vacina que previne contra o vírus. Por enquanto, só em clínicas particulares e custa caro – R$ 1,2 mil. Mas e os homens?

“Não é prática médica fazer preventivos ou analisar a região sexual masculina rotineiramente - principalmente em jovens”, diz Luiza Villas, bióloga especialista em HPV.

O alerta é da bióloga que participou deste mesmo estudo sobre o HPV nos homens.

“As pessoas mesmo sem saber que estão infectadas estão se relacionando, estão se expondo ao vírus através dos mais diferentes contatos”, alerta a bióloga.

A pergunta agora é: como se adquire o HPV?

“Eu posso pegar HPV fazendo sexo oral?”, pergunta a jovem.

“Se a pessoa que tiver uma lesão produtiva, quer dizer, uma verruga, uma lesão extensa, você pode sim pegar”, responde o médico Roberto Carvalho.

“Eu conseguiria pegar o vírus num banheiro público, por exemplo?”, quer saber a jovem.

“É muito difícil, porque esse vírus no ambiente ele morre rapidamente. Precisa ter um contato mais íntimo”, diz o médico.

O Daniel estava muito preocupado de pegar HPV com suor, com contato de pele, por exemplo, numa baile de carnaval. O médico explica que o vírus não passa tão fácil assim.

“Tem que ter um atrito, tem que ter um corte para o vírus entrar nas células”, explica Roberto.

E como as pessoas estão se prevenindo na hora do sexo?

“Camisinha sempre, né?”, afirma a jovem.

“Camisinha nele e ripa na xulipa”, diz o rapaz.

“A camisinha protege naquela área que está o látex, mas fora não protege. Porque, por exemplo, no púbis, no escroto, na bolsa testicular, tem o HPV. Mas lembre-se: a camisinha não é 100% protetora para o HPV, estamos falando para o HPV. Para as outras doenças sexualmente transmissíveis chega a ser 100%”, afirma o médico Roberto Carvalho.

Vamos combinar: a camisinha não protege totalmente contra o HPV, mas ajuda muito e tem que ser usada. E fique atento depois do carnaval e em qualquer época do ano. O HPV está por aí. Se alguma alteração aparecer, procure um médico!

Comentários

  1. Este blog é maravilhoso. Das postagens mais antigas até as atuais. Parabens!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada anonimo, isso me motiva a fazer sempre o melhor. aceito sugestões de novas postagens!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SÍFILIS TEM CURA. O tratamento é simples, rápido e é um direito seu!

SÍFILIS CONGÊNITA

Gestante com Sífilis