NOTA DE ESCLARECIMENTO: Meningite

A Secretaria de Estado da Bahia (SESAB) confirma a ocorrência de sete casos de meningite meningocócica do tipo C, no município de Mata de São João. Deste total, três casos evoluíram para óbito, sendo dois do
sexo masculino e outro do sexo feminino. Todos os casos foram registrados em funcionários do Complexo Hoteleiro de Sauípe. Não há registro de casos em hóspedes ou moradores da região. O Conhecimento do primeiro caso ocorreu em 04/09/2011.

Diante da informação da existência de aracajuanos naquele complexo no período citado, informamos e alertamos nossas Redes Assistenciais para, em casos com quadro compatível, realizar a Notificação Imediata e Investigação Epidemiológica do Caso.

Esclarecemos que considerando o período de incubação, a quimioprofilaxia não está mais indicada para os contatos dos casos.

Vigilância das Meningites

• A meningite é uma doença de notificação compulsória. O termo meningite decorre de um processo inflamatório das meninges (membrana que envolve o cérebro), que pode estar relacionado a uma variedade de causas, tanto de origem infecciosa (bactérias, vírus, fungos) como não infecciosa.

Caso Suspeito de Meningite
Maiores de um ano e adultos com febre, cefaléia intensa, vômitos, rigidez de nuca, sinais de irritação meningea, convulsões e/ou manchas vermelhas no corpo. Em crianças menores de um ano, considerar
irritabilidade, choro persistente e abaulamento de fontanela.

Qual o microorganismo envolvido?

• A meningite pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, e fungos, dentre outros.

Como se Transmite a Meningite? Como Prevenir?
• A transmissão é de pessoa a pessoa, por via respiratória, através de gotículas e secreções do nariz e garganta, havendo a necessidade de contato prolongado, convivência no mesmo ambiente (residentes da mesma casa, colega de dormitório, creche, alojamento)

• A principal forma de prevenção é a detecção e o tratamento precoce dos casos, evitando-se que a doença seja transmitida a outras pessoas.

Como Prevenir? Quando está indicada a Quimioprofilaxia?
• Existem vacinas para prevenir alguns tipos de meningite. Dentre estas, estão disponíveis no calendário básico de vacinação da criança que previne as formas graves de tuberculose e a vacina contra a meningite por Haemophilus influenzae tipo b. Outras formas de prevenção incluem evitar aglomerações, manter os ambientes ventilados e a higiene ambiental.

• Em contatos de casos de doença meningocócica e meningite por Haemophilus influenzae, está indicada a quimioprofilaxia, no prazo de 48 horas da exposição à fonte de infecção, levando em consideração o tempo de transmissibilidade da doença.

GESTANTES

• Recomenda-se o uso baseado nas seguintes questões:

Não há evidências de efeitos teratogênicos ou/e colaterais no Brasil, nem internacionalmente que possam impedir a utilização da Rifampicina.

ATENÇÃO

• A quimioprofilaxia não está indicada para equipe médica ou de enfermagem que tenha atendido o paciente com Doença Meningocócica a menos que tenha tido exposição às secreções respiratórias e vômito, através da respiração boca a boca e/ou entubação.

OBS:

• As crianças imunodeprimidas (AIDS, em uso de quimioterapia, radioterapia, transplantado de medula óssea no 1º ano, uso de altas doses de corticóides, portadores de lupus eritematosos), devem sempre receber a quimioprofilaxia.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÍFILIS TEM CURA. O tratamento é simples, rápido e é um direito seu!

SÍFILIS CONGÊNITA

Gestante com Sífilis