PROGRAMA SAÚDE DA CRIANÇA faz oficina para formação de Tutores da Rede Amamenta Brasil que acontece esta semana

 
clique para ampliar
Oficina capacita profissionais da SMS como tutores da Rede Amamenta Brasil (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliar
Representante do MS que palestra no curso, Daniela Barbosa Ramos
clique para ampliar
Dinâmica de grupo ressaltou o significado do curso da Rede Amamenta Brasil
clique para ampliar
Enfermeira Magda Dórtutora da Rede Amamenta Brasil e referência Técnica do Programa Saúde ia, da Criança e do Adolescente

Por meio de uma parceria entre as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, acontece, durante esta semana, no Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS), localizado no bairro Ponto Novo, a Oficina de Formação de Tutores da Rede Amamenta Brasil. A capacitação reúne diferentes profissionais da capital e do interior para aumentar os índices de aleitamento materno em Sergipe.
A oficina acontece em dois momentos principais, sendo que a parte teórica acontece por meio das palestras da representante e consultora do Ministério da Saúde (MS) para a Rede Amamenta, Daniela Barbosa, além de cartilhas e livros com as diretrizes do Governo Federal. Já a parte prática acontecerá na quarta, 30, e na quinta-feira, 1º, em seis Unidades de Saúde da Família (USF) de Aracaju, onde os participantes da oficina transmitirão o conhecimento para os diferentes funcionários das Unidades. A coordenadora do programa Saúde da Criança e do Adolescente, Rita Bitencourt, explica como se dará o processo.
"A ideia dessa oficina é formar novos profissionais que servirão como multiplicadores do conhecimento para outros servidores municipais, sejam eles da gerência até a parte operacional de uma USF, a fim de sensibilizá-los quanto à importância do aleitamento materno. Da SMS estaremos formando oito novos tutores, que irão atuar em 16 Unidades de Saúde espalhadas estrategicamente pela capital. O objetivo é aumentar os índices de aleitamento materno e, por consequência, diminuir os índices de mortalidade infantil", afirma Rita Bitencourt.

Formando Multiplicadores

A programação começou com o cadastramento dos participantes e da saudação por parte da coordenadora de Política de Humanização da SES, Jane Curbani Rodrigues, que ressaltou a importância da profissionalização de novas pessoas no aleitamento materno de Sergipe. A coordenadora da área técnica da Saúde da Criança e Adolescência da SES, Márcia Estela, e a coordenadora Rita Bitencourt explicaram como se dará o desenvolvimento da oficina e seus objetivos.
O secretário Municipal de Saúde, Silvio Santos, ressalta a importância amamentação no tempo certo da vida, bem como os múltiplos benefícios que essa ação traz não só para a família aracajuana, mas para a cidade como um todo.
"Quando a criança mama exclusivamente nos seis primeiros meses e mantém o aleitamento materno junto com uma alimentação complementar por dois anos, a criança tem uma melhor qualidade de vida, a mulher terá menos chance de desenvolver um câncer de mama e o próprio SUS contará com a diminuição das taxas de mortalidade infantil", afirma o secretário.

Rede Amamenta Brasil

"É uma estratégia de promoção, proteção e apoio à prática do aleitamento materno na Atenção Básica, por meio de revisão e supervisão do processo de trabalho interdisciplinar nas USFs, considerando as especificidades locais e a visão dos profissionais da saúde", explica a enfermeira Magda Dória, tutora da Rede Amamenta Brasil e referência Técnica do Programa Saúde da Criança e do Adolescente.
Em Aracaju, a Rede Amamenta já acontece nas USFs Manoel de Souza Pereira (conjunto Sol Nascente), Elizabete Pita (bairro Santa Maria), Carlos Hardmam Côrtes (bairro Soledade) e João Bezerra (povoado Areia Branca).



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÍFILIS TEM CURA. O tratamento é simples, rápido e é um direito seu!

SÍFILIS CONGÊNITA

Gestante com Sífilis