PROGRAMA SAÚDE DA CRIANÇA faz oficina para formação de Tutores da Rede Amamenta Brasil que acontece esta semana
Oficina capacita profissionais da SMS como tutores da Rede Amamenta Brasil (Fotos: Ascom/SMS)
Representante do MS que palestra no curso, Daniela Barbosa Ramos
Dinâmica de grupo ressaltou o significado do curso da Rede Amamenta Brasil
Enfermeira Magda Dórtutora da Rede Amamenta Brasil e referência Técnica do Programa Saúde ia, da Criança e do Adolescente
Por meio de uma parceria entre as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, acontece, durante esta semana, no Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS), localizado no bairro Ponto Novo, a Oficina de Formação de Tutores da Rede Amamenta Brasil. A capacitação reúne diferentes profissionais da capital e do interior para aumentar os índices de aleitamento materno em Sergipe.
A oficina acontece em dois momentos principais, sendo que a parte teórica acontece por meio das palestras da representante e consultora do Ministério da Saúde (MS) para a Rede Amamenta, Daniela Barbosa, além de cartilhas e livros com as diretrizes do Governo Federal. Já a parte prática acontecerá na quarta, 30, e na quinta-feira, 1º, em seis Unidades de Saúde da Família (USF) de Aracaju, onde os participantes da oficina transmitirão o conhecimento para os diferentes funcionários das Unidades. A coordenadora do programa Saúde da Criança e do Adolescente, Rita Bitencourt, explica como se dará o processo.
"A ideia dessa oficina é formar novos profissionais que servirão como multiplicadores do conhecimento para outros servidores municipais, sejam eles da gerência até a parte operacional de uma USF, a fim de sensibilizá-los quanto à importância do aleitamento materno. Da SMS estaremos formando oito novos tutores, que irão atuar em 16 Unidades de Saúde espalhadas estrategicamente pela capital. O objetivo é aumentar os índices de aleitamento materno e, por consequência, diminuir os índices de mortalidade infantil", afirma Rita Bitencourt.
Formando Multiplicadores
A programação começou com o cadastramento dos participantes e da saudação por parte da coordenadora de Política de Humanização da SES, Jane Curbani Rodrigues, que ressaltou a importância da profissionalização de novas pessoas no aleitamento materno de Sergipe. A coordenadora da área técnica da Saúde da Criança e Adolescência da SES, Márcia Estela, e a coordenadora Rita Bitencourt explicaram como se dará o desenvolvimento da oficina e seus objetivos.
O secretário Municipal de Saúde, Silvio Santos, ressalta a importância amamentação no tempo certo da vida, bem como os múltiplos benefícios que essa ação traz não só para a família aracajuana, mas para a cidade como um todo.
"Quando a criança mama exclusivamente nos seis primeiros meses e mantém o aleitamento materno junto com uma alimentação complementar por dois anos, a criança tem uma melhor qualidade de vida, a mulher terá menos chance de desenvolver um câncer de mama e o próprio SUS contará com a diminuição das taxas de mortalidade infantil", afirma o secretário.
Rede Amamenta Brasil
"É uma estratégia de promoção, proteção e apoio à prática do aleitamento materno na Atenção Básica, por meio de revisão e supervisão do processo de trabalho interdisciplinar nas USFs, considerando as especificidades locais e a visão dos profissionais da saúde", explica a enfermeira Magda Dória, tutora da Rede Amamenta Brasil e referência Técnica do Programa Saúde da Criança e do Adolescente.
Em Aracaju, a Rede Amamenta já acontece nas USFs Manoel de Souza Pereira (conjunto Sol Nascente), Elizabete Pita (bairro Santa Maria), Carlos Hardmam Côrtes (bairro Soledade) e João Bezerra (povoado Areia Branca).
Comentários
Postar um comentário