SMS sensibiliza profissionais para cuidados em Saúde da Criança

clique para ampliar
Caderneta de Saúde da Criança é destaque ( Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliar
Equipes do Programa Saúde da Família comparecem ao encontro
clique para ampliar
Profissionais debatem ações de promoção em saúde para crianças
clique para ampliar
Equipe do Programa Saúde da Criança Adolescente e Jovem
     
Para resgatar o compromisso com a saúde da criança, a Secretaria Municipal de Saúde promove encontros com todas as 133 equipes de profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) atuantes na capital. Cuidados em puericultura e ações de promoção em saúde e prevenção voltadas para crianças nos primeiros anos de vida são debatidas nos encontros realizados semanalmente no Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS), localizado no bairro Ponto Novo.
Iniciada em 24 de abril de 2012, a ação é realizada pelo Programa Saúde da Criança Adolescente e Jovem. Nesta terça-feira, dia 26, os técnicos do programa reuniram mais uma vez médicos, pediatras, dentistas, enfermeiros, auxiliares, assistente sociais e agentes comunitários. A coordenadora do Programa Saúde da Criança, Rita Bitencourt, destaca que debater a temática "Puericultura compromisso com a criança" é uma forma de integrar a atuação das equipes do PSF para uma melhor atenção à saúde da criança.
Em 2010, a taxa de mortalidade infantil em Aracaju era de 17,8, já em 2011 o índice reduziu para 14,3 para 9.600 nascidos vivos. "O trabalho integral de cuidados com saúde garantidos através de iniciativas como Projeto Corujinha, acompanhamento de crianças em risco, teste da orelhinha e teste do pezinho são algumas das iniciativas exitosas promovidas por meio da Secretaria Municipal de Saúde", destacou a referencia técnica e facilitadora, Marcelly Silva, durante o encontro.
Rita Bitencourt acrescenta que mesmo com os avanços o trabalho continua. "Reduzir a mortalidade neonatal é um grande desafio. Nós profissionais da saúde devemos estimular gestantes, companheiros e familiares para maiores cuidados com a criança em seus primeiros dias de vida, seja através do aleitamento materno exclusivo, dos testes da orelhinha e do pezinho ou mesmo através da imunização com as vacinas BCG e hepatite B, ampliando a cobertura vacinal, além dos cuidados especiais em higiene do coto umbilical", destacou a coordenadora.

Caderneta de Saúde da Criança

Durante os encontros os técnicos do Programa Saúde da Criança Adolescente e Jovem desmonstram que a Caderneta de Saúde da Criança é uma ferramenta importante para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças do município de Aracaju. A mãe recebe a caderneta fornecida pelo Projeto Corujinha dentro das próprias maternidades públicas ou privadas após o nascimento da criança.
"Este é um instrumento essencial de educação em saúde, prevenção e promoção da saúde. Lá, estão contidas de maneira simples as informações importantíssimas referentes aos principais cuidados preventivos como calendário vacinal, aspectos nutricionais e também informações referentes ao desenvolvimento saudável da criança e orientações sobre quais medidas adotar em situações de risco", concluiu o médico pediatra, Byron Ramos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÍFILIS TEM CURA. O tratamento é simples, rápido e é um direito seu!

SÍFILIS CONGÊNITA

Gestante com Sífilis