IV Encontro de Coordenadores de Saúde da Criança dos Estados e Capitais

Ministério da Saúde formula Política Nacional de Atenção à Saúde da Criança com o apoio dos Estados e Municípios
 
Participei nos dias 19 e 20 de agosto, representando o Programa Saúde da Criança do Adolescente e Jovem do Municipio de Aracaju,  juntamente com a  Coordenação da Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde e os coordenadores de Saúde da Criança dos Estados e Capitais,  em Fortaleza (CE), para construir coletivamente a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança no Brasil. Trocamos  experiências e debatemos  a atuação de cada um nas Redes de Atenção à Saúde, em especial na Rede Cegonha. O encontro foi promovido pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis (EBBS), da Fiocruz, e aconteceu paralelo ao 12º Encontro Nacional de Aleitamento Materno (ENAM).
A Política em construção reunirá todas as ações voltadas para a saúde da criança, desde o momento da gravidez da mulher até o nascimento, crescimento e desenvolvimento da criança até os 9 anos de idade. A expectativa é de que a Política esteja pronta para ser apresentada em meados de 2013, fortalecendo a Saúde da Criança na agenda da saúde pública brasileira. Tal fortalecimento se faz necessário considerando não só o enfrentamento da mortalidade infantil, e em especial a neonatal, através da implementação da Rede Cegonha, mas, entre outras coisas, responder às crescentes evidências científicas que apontam para a necessidade de maior priorização de ações de proteção e promoção do desenvolvimento da criança na primeira infância. Essa preocupação motivou o recente lançamento, pelo governo brasileiro, do “Brasil Carinhoso”, conjunto de ações dos Ministérios da Saúde, Educação e Desenvolvimento Social e Combate à Fome destinado à população de 0 a 6 anos de idade.
Este foi o quarto encontro que a Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde realiza com o grupo de coordenadores, com objetivo estratégico de uma co-gestão da saúde da criança no país, permitindo uma grande articulação interfederativa para implementação da Politica Nacional de Saúde da Criança. A primeira reunião para pactuar a formulação da Política ocorreu em Brasília, em setembro de 2011, quando então foi decidida pelo coletivo de coordenadores de saúde da criança esta nova forma de trabalho, articulando as três esferas de governo.
Neste IV Encontro de Coordenadores de Saúde da Criança dos Estados e Capitais o objetivo também foi  mostrar, em linha do tempo, os progressos recentes de construção da Política de Atenção Integral à Saúde da Criança, além de promover uma melhor compreensão a respeito do Contrato Organizativo de Ação Pública da Saúde (COAP), alinhar os conceitos teóricos/metodológicos para organização e pactuação das Redes de Atenção à Saúde (RAS) no território e esclarecer detalhes sobre a atenção à saúde da criança de 0 a 2 anos.
Até o próximo encontro!!
Rita Bitencourt
 
 
 

Comentários

  1. Parabens Rita pelo belo trabalho a frente deste programa! Voce sempre foi muito lutadora e muito humana!! Que papai do ceu te proteja sempre. Bom trabalho pra voce e sua equipe. Beijos Tiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, comentarios como este me motivam cada vez mais!!! Um forte abraço: Rita

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SÍFILIS TEM CURA. O tratamento é simples, rápido e é um direito seu!

SÍFILIS CONGÊNITA

Gestante com Sífilis