Semana Mundial de Aleitamento Materno, que ocorre de 1º a 7 de agosto

FOTOS DO EVENTO por Susana Sá:

http://www.flickr.com/photos/84091002@N07/7699565894/
http://www.flickr.com/photos/84091002@N07/7699558096/
http://www.flickr.com/photos/84091002@N07/7699550184/
http://www.flickr.com/photos/84091002@N07/7699527186/

PMA é homenageada por incentivar aleitamento


clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar

Na manhã desta quinta, 2, uma cerimônia de homenagem promovida pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) reconheceu o trabalho de incentivo ao aleitamento materno nas Unidades de Saúde da Família (USFs) de diversos municípios Sergipanos. Aracaju foi destacada pelas ações realizadas em nove unidades de saúde da capital.
Foram reconhecidas as Unidades de Saúde da Família João Bezerra no povoado Areia Branca; Santa Teresinha no Povoado Robalo; Max de Carvalho no bairro Luzia, Madre Teresa de Calcutá no bairro Jabotiana; Manoel de Souza Pereira no bairro Sol Nascente; Amélia Leite no bairro Suissa; Eunice Barbosa no bairro Coqueiral; Renato Mazze Lucas no Santos Dumont e Carlos Hardman Cortês no bairro Soledade.
A secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira, destaca que incentivar o aleitamento materno é fundamental para redução das taxas de mortalidade infantil. “O leite materno é comprovadamente o alimento mais indicado para crianças nos primeiros meses de vida por elevado e completo valor nutritivo”, enaltece.

Solenidade

Participam da solenidade gestores da saúde, a representante da Rede Amamenta Brasil, Magda Dória, membros do Ministério da Saúde (MS) e do Governo Federal. O evento ocorreu no auditório do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose).
A cerimônia reuniu, além dos gerentes das USF, a secretária-adjunta de Estado da Saúde, Joélia Santos, a coordenadora de Saúde da Criança da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Márcia Estela. Ainda participaram a consultora em saúde da criança e aleitamento materno do MS em Sergipe, Helga Mengel, a coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju, Cristiane Ludimila, e a coordenadora do Programa Saúde da Criança, do Adolescente e Jovem (PSCAJ) da SMS, Rita Bitencourt.

“Ficamos muito felizes. Estão de parabéns as unidades de Saúde premiadas pela SES. Estas ações têm fortalecido a saúde de mães, recém-nascidos e crianças”, afirma Cristiane Ludimila.
Rita Bitencourt destacou durante a cerimônia os planos do município de Aracaju para ampliação da ações voltadas para o público materno. “O objetivo do Programa Saúde da Criança, do Adolescente e Jovem é ampliar a rede Amamenta Brasil para todas as 43 USF de Aracaju”, diz.
Segundo Rita Bitencourt, com a ampliação desta rede ganham as crianças por receberem a nutrição ideal. "As mães se beneficiam por criarem um vinculo maior com seus filhos, além de diminuir o risco de complicações pós-parto, e de doenças como diabetes, câncer de mama e ovário. A família também ganha pela economia financeira em não precisar comprar leite. E ganha também o Sistema Único de Saúde (SUS) pois as crianças ficam mais saudáveis”.
Semana Mundial de Aleitamento Materno
Esta cerimônia de premiação foi feita em alusão à Semana Mundial de Aleitamento Materno, que ocorre de 1º a 7 de agosto, em 120 países. Em 2012, o tema é “Amamentar hoje é pensar no futuro”, e comemora os dez anos da Estratégia Global para a Alimentação de Lactentes e Crianças de Primeira Infância da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÍFILIS TEM CURA. O tratamento é simples, rápido e é um direito seu!

SÍFILIS CONGÊNITA

Gestante com Sífilis