Fase II do Teste do Pezinho

Saúde disponibiliza a segunda fase do Teste do Pezinho


clique para ampliar
Coordenadora do programa Saúde da Criança, Rita Bittencourt (Foto: Alejandro Zambrana)
clique para ampliar
Cuidados com as crianças devem acontecer desde os primeiros dias de vida (Foto: Ascom/SMS)
Desde o dia 12 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza a toda a população aracajuana a segunda fase do Teste do Pezinho. Fruto da parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), o exame é gratuito e deve ser realizado preferencialmente na primeira semana de nascimento do bebê. Com ele, é possível detectar precocemente uma série de doenças e, assim, garantir o tratamento mais rapidamente.

O exame pode ser feito nas maternidades Nossa Senhora de Lourdes e Santa Isabel, e em quatro Unidades de Saúde da Família (USF): Maria do Céu (Centro), João Oliveira Sobral (bairro Santos Dumont), Augusto Franco (conj. Augusto Franco) e Geraldo Magela (conj. Orlando Dantas). Segundo dados do Programa Saúde da Criança da SMS, de janeiro a outubro deste ano já foram realizados 4.312 testes em toda a cidade. O número corresponde a 58% de todos os testes realizados em 2010, quando foram realizados 7.469 exames.

"Esse teste é realizado com um simples furo no calcanhar do bebê para amostragem em papel filme e posterior análise e não deixa nenhum tipo de sequela ou hematoma. Ele é realizado pela Rede de Atenção Primária de cada município, mas no caso de Aracaju, mesmo que a criança seja do interior, o teste é realizado nas maternidades", explica a coordenadora do Programa municipal, Rita Bittencourt.

Análise

Rita explica que, após a coleta, as USF e maternidades enviam o material sanguíneo para o Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A unidade é referência do Estado na leitura dos testes. Caso o resultado apresente alguma alteração, o próprio HU entra em contato com as famílias. Se o resultado não detectar nada anormal, o exame volta para o local onde a criança realizou os testes e é entregue à mãe.

"Até então a primeira fase do teste só identificava duas patologias: o hipotireoidismo congênito e fenilcetonúria (doença que pode afetar o cérebro). Agora, com essa segunda etapa, consegue-se descobrir mais doenças, como a anemia falciforme", acrescenta a coordenadora.

 
Cuidados

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Silvio Santos, os cuidados com a saúde devem acontecer desde os primeiros anos de vida, principalmente quando se pode tratar alguma possível doença precocemente. "Já temos planos para implantação do ‘Teste do Olhinho' e do ‘Teste da Orelhinha'. Nossa missão é prevenir e garantir plenamente os direitos das crianças, para que todas possam ter uma infância tranqüila e um futuro saudável", diz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÍFILIS TEM CURA. O tratamento é simples, rápido e é um direito seu!

SÍFILIS CONGÊNITA

Gestante com Sífilis