HPV é tema de palestras nas escolas de Aracaju

clique para ampliar


clique para ampliar


Profissionais da Saúde promovem palestras esclarecendo o que é o HPV e os benefícios da vacina (fotos: Ascom/SMS)

No dia 10 de março, a Secretaria da Saúde de Aracaju vai promover a primeira etapa da campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). 
Dos preparativos para o início da campanha, o Programa Saúde do Adolescente e Jovem iniciou nesta quinta-feira, 6,  um ciclo de visitas as escolas particulares da capital, uma ação em que profissionais da saúde promovem palestras esclarecendo o que é o HPV e os benefícios da vacina.
Estudantes do Colégio Jardins foram os primeiros a receber a visita da coordenadora do Programa Saúde do Adolescente e Jovem, Rita Bitencourt, que fez um bate papo destacando a importância preventiva da vacina. O intuito foi estimular a adesão do público alvo da campanha, meninas de 11 a 13 anos.
“A vacina é uma contribuição fundamental para a prevenção do câncer do colo de útero. As meninas vacinadas estarão imunes a quatro variações do vírus que causa o HPV”, disse Rita Bitencourt, que também esclareceu para os adolescentes que uma das formas de transmissão do vírus é a relação sexual sem camisinha.
O diretor pedagógico do Colégio Jardins, Antônio Augusto, acompanhou a palestra. Para o diretor, levar a discussão para as escolas sobre o assunto é de grande relevância. “Orientar os jovens é fundamental, a vacina protege contra o HPV, contribuindo para uma vida adulta mais sadia. A palestra ajuda criar nos alunos a consciência sobre a importância de cuidar bem da saúde”, afirmou.
As próximas visitas do Programa acontecem, dia 11, no Colégio Amadeus, dia 12, no Módulo e 19, no Dinâmico. Este mês de fevereiro as escolas públicas também vão receber orientações sobre a vacina através do Programa Saúde na Escola.
 O Ministério da Saúde destaca que existem mais de 150 tipos do vírus HPV, sendo que 12 são considerados cancerígenos. A vacina, que será aplicada não só em  Aracaju, mas em todo o Brasil, protege contra os quatro tipos mais recorrentes de HPV: 6 e 11 (baixo risco) e 16 e 18 (alto risco) – os dois primeiros ligados a 90% das verrugas genitais e os dois últimos a 70% dos casos de câncer de colo do útero.

Comentários

  1. Parabéns a equipe do Programa. Linda iniciativa. Vou copiar no meu Município. Ah, adoro o seu Blog.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo carinho. Visite sempre o nosso blog.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SÍFILIS TEM CURA. O tratamento é simples, rápido e é um direito seu!

SÍFILIS CONGÊNITA

DIABÉTICO: cuidados com os pés