Saúde oferece capacitação para novos Conselheiros Tutelares de Aracaju

25/03/2014 

Notificar casos de violência e ofertar atendimentos em saúde para as vítimas, além de conscientizar a população para uma cultura de paz são medidas defendidas pela Saúde de Aracaju. A fim de fortalecer o relacionamento junto às instituições que combatem e amparam casos de crianças e adolescentes vítimas da violência, a Secretaria Municipal de Saúde oferece, nos dias 25 e 26 de março, uma capacitação para os novos Conselheiros Tutelares da Capital sergipana.
A atividade aborda o tema “Linha de Cuidado para a Atenção Integral à Saúde de Crianças, Adolescentes e suas Famílias em Situação de Violência”.  O curso acontece no Auditório da Estação Cidadania, no Centro da cidade, e está sendo promovido por meio da atuação conjunta do Programa Saúde da Criança, do Adolescente e do Jovem e Núcleos de Assistência Social da Saúde e de Prevenção de Violências de Aracaju - NUPEVA.
Para os conselheiros, a iniciativa está preenchendo um campo importante de conhecimento necessário para a atuação exitosa na profissão. A conselheira Tâmara Rúbia Soledade destacou que “encaminhar a vítima para um serviço de saúde é um dos primeiros passos adotados pelos conselheiros que depois buscam suporte no Judiciário e na Segurança Pública. É importante compreender as atribuições de cada serviço em saúde que entram com a parte clínica de atendimento à criança e adolescente vitima”, diz. 
A coordenadora do Programa Saúde da Criança, Rita Bitencourt, destaca que o curso vem para instrumentalizar e contribuir com a atuação dos conselheiros para que compreendam o universo da Saúde. “Conselheiros tem um papel fundamental de determinar o fluxo de encaminhamentos dos diversos casos de violência, sejam situações que envolvem a criança, o adolescente vítima de violência como sexual, verbal, física ou mesmo casos de famílias desestruturadas”, destacou. 


clique para ampliar
Curso acontece no Auditório da Estação Cidadania, no Centro da cidade (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliar
clique para ampliar
Conselheira Tâmara Rúbia Soledade
clique para ampliar
Material didático distribuído
clique para ampliar
Equipe da Saúde

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÍFILIS TEM CURA. O tratamento é simples, rápido e é um direito seu!

SÍFILIS CONGÊNITA

DIABÉTICO: cuidados com os pés