Saúde de Aracaju realiza ação em homenagem ao Dia da Criança Soropositiva


Durante esta quarta-feira, 07,  das 08h às 17h, no Auditório do SEST/SENAT, foram realizadas atividades educativas e recreativas para as mães e crianças vivendo com HIV/AIDS. O evento foi promovido pela Saúde de Aracaju, através do Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais.
Segundo a coordenadora do Programa Municipal de DST/AIDS da Saúde de Aracaju, Débora Oliveira, o objetivo é comemorar o Dia da Criança Soropositiva. O Programa inclui mais de 40 crianças soropositivas, ou seja, que possuem HIV, AIDS ou que estão expostas (crianças de até 18 meses que tiveram contato com o vírus no parto).

clique para ampliar
Cerca de 80 pessoas participaram do evento, incluindo mães, gestantes e crianças soropositivas. Para as mães, foram realizadas palestras com a coordenadora do Programa Saúde da Criança e do Adolescente, Rita Bitencourt, com nutricionistas, psicólogas, além de técnicos de Referência em Saúde da Criança.  "Os profissionais realizaram dinâmicas que melhoram a integração entre as mães, além de orientar sobre os cuidados e acompanhamentos que as crianças precisam para se inserir melhor na sociedade e ter uma vida mais saudável", explica a coordenadora Débora.
clique para ampliar
De acordo com a nutricionista Mychelyne Ferreira, o paciente soropositivo de qualquer idade precisa ter uma alimentação adequada que supra as necessidades nutricionais diárias para melhorar a imunidade e a defesa do organismo. "Sabemos que o uso dos antiretrovirais (os coquetéis) gera baixa imunidade, então, fizemos uma dinâmica teatral para as mães e crianças explicando como deve ser a alimentação adequada que contribua para o crescimento e desenvolvimento, evitando as complicações do tratamento", afirmou.
Para as crianças, foram realizadas dinâmicas educativas, além de brincadeiras e músicas do "Som do SUS". Os alunos do Colégio Master participaram da ação para ajudar nas atividades recreativas com as crianças e também para distribuir presentes. Segundo Tânia de Jesus, mãe adotiva de duas crianças soropositivas, é muito importante participar dessas atividades que fazem as crianças se sentirem mais aceitas na sociedade. "A ajuda desses profissionais é essencial para a recuperação e tratamento dos meus filhos e de todas as crianças soropositivas", destaca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÍFILIS TEM CURA. O tratamento é simples, rápido e é um direito seu!

SÍFILIS CONGÊNITA

Gestante com Sífilis