OFICINA COM OS CUIDADORES E EDUCADORES DAS INSTITUIÇÕES DE ACOLHIMENTOS (ABRIGOS)


clique para ampliar
Médico Byron Emanuel esteve presente na capacitação
clique para ampliar
Rita Bitencourt foi a palestrante desta quarta-feira 
clique para ampliar

         A Secretaria Municipal da Saúde/Programa Saúde da Criança, Adolescente e Jovem (PSCAJ) em parceria com a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (SEMFAS) através da Coordenadoria de Proteção Especial, desenvolverá uma Oficina para os cuidadores e educadores dos Abrigos, tendo como prioridade sensibilizar os profissionais, referente à Linha de Cuidados para a Atenção Integral à Saúde de Crianças, Adolescentes e suas Famílias em Situação de Violência, bem como a sensibilização no cuidado com vulneráveis.
A oficina será realizada nos dias 06 e 13 de Maio/2014 nos turnos da manhã e tarde promovida pela SEMFAZ e nos dias 07 e 14 de maio/2014 nos turnos da manhã e tarde promovida pelo PSCAJ.
O segundo dia da oficina (07/05/2014) ficou sob o comando da coordenadora do Programa Saúde da Criança, do Adolescente e do Jovem, Rita Bitencourt, da Secretaria Municipal da Saúde.
"O foco deste segundo dia de capacitação é o de mostrar o que é o programa e sua interface com os abrigos e ainda trabalhar a Linha de Cuidado para a Atenção Integral à Saúde da Criança, do Adolescente e suas Famílias em Situação de Violações", explicou a palestrante, acrescentando que esta linha de cuidados é uma orientação do Ministério da Saúde.
Durante os trabalhos da manhã foi apresentada em vídeo a linha de cuidados, após o que foram realizadas duas dinâmicas que objetivaram a construção pelos educadores sociais e cuidadores do modelo de funcionamento próximo ao abrigo ideal e próximo ao abrigo não ideal.
Para a secretária municipal da Família e da Assistência Social, Selma Mesquita, a capacitação que está sendo realizada retrata a preocupação da gestão municipal em qualificar cada vez mais os trabalhadores das unidades de acolhimento institucional.
"O objetivo é o de promover a melhoria dos nossos serviços. Os usuários dos abrigos são cidadãos que sofreram algum tipo de violação de direitos, estão em situação de grande vulnerabilidade e é nosso dever oferecer-lhes serviços de qualidade", enfatizou Selma Mesquita. 
O médico Byron Emanuel de Oliveira Ramos  (Referencial médico do PSCAJ) marcou presença nos trabalhos desta manhã. Participam da capacitação, nesta primeira turma, 31 cuidadores e educadores sociais dos abrigos Sorriso (crianças até os seis anos de idade), Marinete Alves (meninas a partir de sete anos e adolescentes), Caçula Barreto (meninos), Nova Vida (adolescentes do sexo masculino), Núbia Marques (mulheres), Casa Lar (Idosos) e Acolher (pessoas em situação de rua).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÍFILIS TEM CURA. O tratamento é simples, rápido e é um direito seu!

SÍFILIS CONGÊNITA

Gestante com Sífilis