Profissionais da Saúde de Aracaju se especializam em diagnosticar precocimente o câncer infantil

clique para ampliar
Médicos, enfermeiros e odontólogos que trabalham na Saúde de Aracaju participam, até o mês de agosto, de uma série de oficinas de capacitação sobre como diagnosticar precocemente o câncer infantil. Na manhã desta quarta-feira, 21, aconteceu o primeiro encontro da atividade que é fruto de parceria com entre Secretaria Municipal de Saúde e Amigos Voluntários a Serviço da Oncologia (AVOSOS). A cada etapa do curso, oncologistas passam instruções aos profissionais do SUS sobre como identificar casos suspeitos da doença.
clique para ampliar
A médica oncologista Daniella Caldas Amorim reforçou que diagnosticar cedo o câncer é um fator de extrema relevância para o êxito do tratamento, pois aumenta as chances de cura do paciente.
"Precisamos disseminar a ideia de que o câncer infantil existe e não pode ser esquecido. Quando os sintomas das doenças começam a se prolongar, ou tratamentos iniciais já não mostram efeitos, se faz necessário pensar na possibilidade de ser um câncer. O profissional da Saúde deve buscar esse diagnóstico o mais breve possível para que tenhamos maiores chances de cura", explicou a oncologista.  
A coordenadora do Programa Saúde da Criança e do Adolescente, Rita Bitencourt, explicou que as capacitações acontecerão sempre às quartas-feiras, contemplando todas as equipes de saúde de Aracaju.
"A ideia é implantarmos também uma segunda fase da capacitação, onde agentes de saúde e técnicos de enfermagem possam ser capacitados. Cada profissional que passa pelo curso será um ator para o diagnóstico precoce da doença. Identificar cedo a presença do câncer é um cuidado que pode salvar vidas e restaurar a saúde de muitas crianças", enfatizou.  

Comentários

  1. Ja perdi vários tios por câncer e sei como é sofrido para o paciente e para os familiares. Imagine quando isso acontece a uma criança. E pensar que o diagnóstico precoce evita a morte e o sofrimento da criança, é de doer caso um profissional nao tenha esta sensib8, compromisso e saber a cerca dessa temática. Seu blog é show! Sempre alertando para o benefício das criancas e adolescentes, alem de outros posts tão fofos . Adoro esta diversidade. Viajo no seu blog. Continue! !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SÍFILIS TEM CURA. O tratamento é simples, rápido e é um direito seu!

SÍFILIS CONGÊNITA

Gestante com Sífilis