PÁGINA DA VIDA: Aprendi a ler aos 65 anos e virei escritora


Mulheres incríveis partilham experiências, desafios e sonhos
Li esta matéria em uma revista e achei incrível. É a historia da  caiçara Lydia Gonçalves, que descobriu as letras quando precisou lutar por justiça. Hoje aos 74 anos, cinco filhos, muitos netos e bisnetos, esta está se formando pedagoga, tem dois livros publicados e faz planos de entrar na pós graduação.

"Nasci de novo quando aprendi a ler. Vivo melhor desde que me descobri entre os versos de Carlos Drummond de Andrade, a prosa de Clarice Lispector e José de Alencar. Até os 65 anos, eu era analfabeta - conheci as letras por necessidade de lutar pelo meu pedaço de chão. Cresci na terra indígena Guarani Piaçaguera, no litoral paulista, e herdei do meu avô um lote e muito serviço. Capinava a roça, plantava mandioca e milho. Aos 23 anos, fiquei viúva, sozinha com quatro filhos, e batalhei demais para sustentar a família e reconstruir minha vida. Com 34 anos me casei outra vez. Meu marido me renovou e tivemos uma criança.
Em 2001, como estavam construindo um loteamento ao lado da minha casa, resolvi legalizar a propriedade que estava na família havia várias gerações. Fui trapaceada: pessoas sem escrúpulos me tomaram metade da área. Tudo porque eu não sabia ler e confiei em quem não deveria. Decidida a não ser passada pra trás de novo, fui estudar. Descobrir que uma sílaba com outra fazia nascer as palavras parecia um sonho! Depois do ensino fundamental, terminei o segundo grau no curso de alfabetização para adultos e entrei na faculdade de pedagogia. Aí brotaram poemas e contos. Em 2007, escrevi o livro A Felicidade Está a Sua Espera, sobre o prazer de vencer desafios. Mosaico Caiçara é minha segunda obra, um resgate a cultura do meu povo. Ser autora é mais  do que sonhei na vida. O terceiro livro está a caminho, mas não esqueci minha missão: continuar lutando para recuperar minhas terras na Justiça. A dignidade e a alegria eu já recuperei. Hoje eu escrevo o meu destino, que é fazer mestrado e doudorado em EDUCAÇÃO. É como um dos meus poemas: "Meus olhos revelam minha liberdade. Agora sei a verdade de mim mesma e sou feliz."
Reportagem Lais Duarte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÍFILIS TEM CURA. O tratamento é simples, rápido e é um direito seu!

SÍFILIS CONGÊNITA

Gestante com Sífilis