PROGRAMA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PROMOVE com parcerias: Educação e Saúde nas Creches de Aracaju

Coordenadores e cuidadores de escolas municipais capacitados

Coordenadores e cuidadores de quatro escolas municipais receberam na última sexta-feira, 05, a visita de técnicos do Programa Saúde da Criança e do Adolescente. A ação denominada ‘Educação e Saúde nas Creches' é resultado de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e de Educação de Aracaju. O objetivo é capacitar cerca de 150 profissionais da educação infantil da cidade, com foco na alimentação saudável.

A capacitação foi realizada na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Julio Prado Vasconcelos, localizada no bairro São Conrado, e incluiu a apresentação de um vídeo ilustrativo sobre a educação infantil além de discussões de grupos, apresentações de trabalhos, rotinas planejadas de ensino e experiências das assistentes e educadoras no processo de formação das crianças.

O tema saúde também esteve na pauta das discussões e aprendizados, com destaque para alimentação saudável. Após um dinâmica de grupo, a assistente social do programa Saúde da Criança, Helga Muller, apresentou a Estratégia Nacional de Alimentação Complementar Saudável para Crianças de 0 a 2 anos (ENPACS). Também foram distribuídas cartilhas do programa nacional para que as profissionais discutissem em grupos.

"Essa aula sobre a alimentação saudável para a chamada 1º infância, tem o objetivo de habilitar os profissionais a discutir de forma mais integrada como podemos utilizar uma alimentação saudável e regional para as crianças melhorarem seu aprendizado e terem mais qualidade de vida. Queremos formar multiplicadores desse conhecimento", relata a assistente social.

O Programa de Notificações da Violência contra o público infanto-juvenil (Salve Criança e Adolescente) tem sido outra abordagem da Ação. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Prevenção de Violência, Karla Viviane, sensibilizar os profissionais da educação sobre a importância da ficha de notificações contra a violência ou exploração das crianças, irá auxiliar no combate à violência em Aracaju.

Na opinião da educadora Marta Maria dos Anjos, o curso oferecido foi de extrema importância para as profissionais do município, pois quando o aluno não se alimenta de forma correta ou sofre algum tipo de violência, os resultados são sentidos em sala de aula. "Um bom exemplo é a falta de atenção e as dificuldades no aprendizado. Daí a importância de formarmos crianças saudáveis para serem cidadãos conscientes" declara a educadora, afirmando que as informações recebidas também serão repassadas aos pais dos alunos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÍFILIS TEM CURA. O tratamento é simples, rápido e é um direito seu!

SÍFILIS CONGÊNITA

Gestante com Sífilis