Atividade contra tabagismo no Vitória de Santa Maria

SMS faz atividade contra tabagismo no Vitória de Santa Maria

 
clique para ampliarAdolescentes participam de oficina sobre riscos do tabagismo (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliar
Durante a oficina sobre sexualidade, os técnicos do Programa de Saúde na Escola (PSE), André Calazans e Agda Oliveira, conseguiram criar um clima descontraído
Nesta segunda-feira, 29, quando se comemorou o Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29, no Colégio Estadual Vitória de Santa Maria, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou ações educativas de alerta sobre as consequências do hábito de fumar e do uso precoce e abusivo de álcool e outras drogas. As equipes de Saúde também realizaram oficinas temáticas de promoção à saúde sobre sexualidade e hepatites virais.
Os alunos fizeram alongamento físico com equipes do Programa Academia da Cidade e recebeu a Caderneta do Adolescente e a capa para cadernos do Programa Saúde na Escola (PSE). As atividades começaram às 8h e se estenderam até o final da tarde. A coordenadora de Promoção à Saúde, Sayonara Carvalho, afirmou que por meio de metodologia interativa os jovens refletiram sobre o tabagismo e outras drogas.
"A oficina sobre tabagismo proporcionou aos alunos um diálogo tranquilo sobre as drogas lícitas, como o álcool e cigarros, e as ilícitas, como o crack. A partir das informações e das conversas, eles construíram com materiais didáticos (papel, tinta, cola e revistas) uma cidade imaginária: sem drogas. Com essa metodologia, os profissionais de Saúde conseguiram fazer com que os estudantes refletissem e dialogassem de forma mais aberta sobre o tema", diz Sayonara Carvalho.
Durante a oficina sobre sexualidade, os técnicos do Programa de Saúde na Escola (PSE), André Calazans e Agda Oliveira, conseguiram criar um clima descontraído para falar da importância do uso de preservativos, riscos da gravidez precoce, doenças sexualmente transmissíveis e hepatites virais.
A coordenadora e a referência técnica do Programa Saúde da Criança, Rita Bitencourt e Helga Muller, respectivamente, ampliaram a atividade com as meninas. "Identificamos e conversamos com garotas grávidas e estamos buscando parcerias entre a família, a escola e as unidades de Saúde para incentivarmos o pré-natal e ampliarmos os cuidados com essas adolescentes", diz Rita Bitencourt.
Aproximação
A professora Cristina Santana, que acompanhou a oficina sobre Tabagismo na turma do 2º ano, comemorou a iniciativa da Prefeitura. "Estamos animados para continuar estreitando os laços entre nós professores com os profissionais de Saúde", disse a professora.
O secretário Municipal da Saúde, Silvio Santos conta que as ações que aconteceram no Colégio Santa Maria fazem parte de uma agenda estratégica da Prefeitura de Aracaju, para reduzir a vulnerabilidade e riscos entre adolescentes e jovens. "Sobre o grupo juvenil incidem boa parte dos índices de agravos à saúde. E por isso mesmo, estamos fortalecendo e integrando políticas públicas para ampliar os cuidados em Saúde entre os adolescentes e jovens", defende Silvio Santos.
Ainda durante a semana, a SMS continuará realizando atividades em escolas públicas cadastradas no Programa (PSE/Aracaju), nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Unidades de Saúde da Família (USFs). Também aconteceu nesta segunda-feira, na USF Francisco Fonseca, uma ação contra o tabagismo, com palestra ministrada pelo médico Agimiro Macedo. De acordo com a gerente da unidade, Jennifer Gomes, a Unidade está mobilizando usuários para criar um grupo de fumantes voluntários à adesão de tratamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÍFILIS TEM CURA. O tratamento é simples, rápido e é um direito seu!

SÍFILIS CONGÊNITA

Gestante com Sífilis