Secretaria de Saúde comemora Dia do Estudante: organizado pela coordenação do PSE em parceria com os Programa de Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde da Mulher, DST/Aids e Hepatites Virais e Academia da Cidade da SMS.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Programa Saúde na Escola (PSE), realizou na manhã desta quinta-feira, 11, atividades em comemoração ao Dia do Estudante. O objetivo foi consolidar as ações de promoção à saúde, fortalecendo a parceria entre as secretarias de educação e saúde. As atividades foram realizadas no Colégio Estadual Barão de Mauá, no conjunto Orlando Dantas.
Ao todo, 150 alunos participaram das atividades e receberam a Caderneta do Adolescente e uma capa de caderno com explicações sobre gravidez na adolescência, DST/Aids e Hepatite B. Uma equipe multidisciplinar da SMS disponibilizou aferição da pressão arterial, pesagem, avaliação da boca e dentes e vacinou os estudantes contra a hepatite B. Foram mobilizados médicos, odontólogos, enfermeiras e auxiliares, educadores físicos e assistentes sociais.
Os alunos também participaram de oficinas sobre gravidez na adolescência e DST/AIDS, de atividades lúdicas e recreativas com a participação do Programa Academia da Cidade. As oficinas foram organizadas pela coordenação do PSE em parceria com os programa de Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde da Mulher, DST/Aids e Hepatites Virais e Academia da Cidade da SMS.
"Trabalhar datas comemorativas, como o dia de hoje, que trazem temática de promoção à saúde como DST/Aids, hepatites virais, gravidez na adolescência, alimentação saudável e atividades físicas, envolvendo adolescentes e jovens, potencializa o Programa Saúde na Escola em nosso município", afirma Sayonara Carvalho, coordenadora de Promoção à Saúde.
Vacina em dia
A estudante Cleide da Conceição levou para escola o Cartão da Criança. "Eu adorei todas as oficinas e também tive a oportunidade de descobrir que eu não havia tomado as vacinas BCG e tétano. Hoje, atualizei a de hepatite B e já marquei a data para ir à Unidade de Saúde e concluir o meu ciclo de vacinas", conta Cleide.
Danielle Mesquita Rodrigues, 18 anos, também trouxe seu Cartão da Criança que estava com todas as vacinas em dia. Ela transferiu as informações do esquema vacinal de Hepatite B para a sua nova Caderneta do Adolescente. "Participei de todas as oficinas. Os profissionais de saúde foram muito atenciosos", diz Danielle.
A referência técnica do programa Saúde da Criança e do Adolescente, Helga Muller, parabenizou o Cartão da Criança de Danielle. "Essa menina está de parabéns. Trouxe o Cartão da Criança e podemos observar que a família dela cumpriu com todo o calendário vacinal. Ela mesma transferiu algumas informações para a nova Caderneta e tem condições de manter esse acompanhamento como adolescente", diz.
O estudante Artur Fernandes, 19 anos, também comemorou a iniciativa da Prefeitura de Aracaju. "Foi muito bom porque hoje pudemos tirar muitas dúvidas nossas sobre vários assuntos relacionados a nossa saúde", diz
Cadernetas
A coordenadora do Programa da Criança e Adolescente, Rita Bitencourt, falou sobre a importância da caderneta. "As Cadernetas do Adolescente tem dois modelos, sendo um voltado para as meninas e outra específica para meninos. Elas são coloridas, têm formato de livreto e trazem, de forma educativa e elucidativa, informações a respeito das descobertas e mudanças do corpo do adolescente", explica
"Até então as famílias mantinham o registro do acompanhamento do desenvolvimento apenas da criança e do calendário vacinal de zero a seis anos. Agora, com a Caderneta do Adolescente, as equipes de Saúde podem ajudar as famílias e os próprios adolescentes na continuidade do acompanhamento do desenvolvimento físico dos filhos", destaca o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.
PSE
O PSE foi instituído nacionalmente pela parceria dos Ministérios da Saúde e da Educação, com o objetivo de articular e integrar ações desenvolvidas nas escolas e nas USF. Em Aracaju, a Prefeitura aderiu ao PSE em 2008 e, atualmente, estão cadastradas no PSE 25 unidades de saúde e 27 escolas e creches.
Comentários
Postar um comentário