DOENÇAS JÁ EXTINTAS AMEAÇAM VOLTAR



Doenças já extintas ameaçam voltar e provocar muito estrago na população. Levantamento do Ministério da Saúde identificou que todas as vacinas indicadas para crianças com menos de um ano não alcançaram a meta.
A vacinação é uma das medidas mais importantes na prevenção contra doenças. Ela atua protegendo o corpo humano de vírus e bactérias que provocam vários tipos de enfermidades. A vacinação também é fundamental para a vida em comunidade, pois quanto mais pessoas protegidas, menor é a chance de que fiquem doentes. A vacinação não apenas protege aqueles que recebem a vacina, mas também ajuda a comunidade como um todo
É muito melhor e mais fácil prevenir uma enfermidade do que tratá-la, e é isso que as vacinas fazem.
Quando a pessoa é vacinada, seu corpo detecta a substância e produz uma defesa, os anticorpos, e são esses anticorpos que permanecem no organismo e evitam que a doença ocorra no futuro, que nós chamamos de imunidade.
No Brasil existe o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde que oferece o maior número de vacinas à população, disponibilizando mais de 300 milhões de doses anuais de imunobiológicos, entre vacinas, soros e imunoglobulinas. Em 40 anos de existência, o PNI se destacou por ser um dos melhores programas de imunização do mundo e vem atuando na ampliação da prevenção, no combate ao controle e erradicação de doenças, além de disponibilizar diversas vacinas à população.
O nosso país com as campanhas de vacinação alcançou a erradicação da poliomielite e da varíola, e a eliminação da circulação do vírus do sarampo, desde 2000, e da rubéola, desde 2009.
Infelizmente a cobertura vacinal vem diminuindo, e com isso o risco de doenças, em que a eliminação da circulação ou a erradicação já existe, retornarem ao nosso país, como a poliomielite, uma vez que não é erradicada em outros países.
Para aumentar e garantir uma maior proteção aos brasileiros é importante ressaltar que as vacinas são necessárias. É preciso que a população fique atenta às mudanças. Adolescentes e adultos também precisam manter esse documento de vacinação atualizada e em dia,  para diminuir a circulação de doenças na população.
Quando uma nação deixa em segundo plano a saúde, logo irá adquirir sérios problemas. Uma pessoa doente não consegue produzir. Dependendo do problema, poderá ficar na cama ou até mesmo perder a vida em pouco tempo.

Desta forma, mantenha o cartão de vacinação do seu filho e o seu também, sempre em dia. Profissionais acolham a população que busca as Unidades Básicas de Saúde para atualização do Calendário Vacinal.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÍFILIS TEM CURA. O tratamento é simples, rápido e é um direito seu!

SÍFILIS CONGÊNITA

DIABÉTICO: cuidados com os pés